Feriado em Quixadá comemora dia de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão e 25 anos do Santuário

compartilhar no:
Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão comemora 25 anos

Quixadá: A lei n º 1.960/2000 instituiu os feriados municipais na Terra dos Monólitos, ao todo são 10 oficializados, um deles no dia 11 de fevereiro – consagrado a Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão.

Por tanto nesta terça-feira, será finalizado as festas alusivas aos 25 anos da inauguração do Santuário de Quixadá. Durante o dia haverá Missas às 7h, 9h, 11h e 17h – Missa de encerramento do Ano Jubilar pelos 25 anos do Santuário.

O Santuário de Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão encanta por sua beleza arquitetônica erguido na esplanada da Serra do Urucum. O completo fica a uma altura de 550 metros em relação ao nível do mar.

O local dispõe de uma ampla infraestrutura com hospedagem, restaurante e apenas 12 Km do Centro de Quixadá.

Dom Adélio Tomasin foi o bispo que mudou a história de Quixadá (foto: arquivo RC)

Dom Adélio

Considerado pela população de Quixadá como o maior benfeitor de sua história, Dom Adélio Tomasin foi quem construiu esse grande templo religioso. “Durante a Festa de Nossa Senhora do Carmo, eu, Dom Adélio Tomasin, estava celebrando na Catedral. Depois da comunhão, não sei explicar como nem o porquê, veio-me a mente a seguinte frase: “Por que tu não pensaste em construir uma Casa para minha Mãe?” E vi o Santuário entre os monólitos, um lugar que dominava o sertão. Contei ao povo de Deus em voz alta e clara, embora com muita timidez, a pequena história que havia vivido, sentado na minha cadeira e com Jesus no coração. Agora, era eu que esperava a reação do povo. Fiquei surpreso. Todos se levantaram e reagiram àquela história com uma estrondosa e demorada salva de palmas. Assim brotou a ideia do Santuário.” Conta o bispo emérito ao site do Santuário.

A escolha do lugar

– Não me recordo se foi no mesmo dia ou no dia seguinte, fui até a frente da Catedral e, de lá pela primeira vez, notei a beleza selvagem do Monte Urucum. Situava-se entre a Serra Branca e a Serra Preta. Era o mais alto morro e, além disso, parecia ter na frente uma espécie de platô, onde provavelmente poderia ser possível construir o Santuário.” Conta Dom Adélio Tomasin, no site do santuário.

Foi no dia 12 de outubro de 1993, abençoada e colocada à primeira pedra do Santuário. Tudo foi simples, tudo foi emocionante. As nuvens, o voo das aves, o deslumbrante pôr do sol, os monólitos ao redor formavam um cenário inesquecível.

“Tinha iniciado as escavações dos alicerces sem ter praticamente dinheiro. Quando uma jovem da minha terra, ao saber que queria construir um Santuário a Nossa Senhora, mandou-me parte da herança recebida de seu pai e esse dinheiro deu para fazer todos os alicerces.”

A construção da estrada de acesso foi iniciada em 1988, sendo em 1933 a pedra fundamental e 11 de fevereiro de 1995, foi inaugurado.