Biblioteca Municipal de Quixeramobim carece de visitantes e desuso dos leitores

compartilhar no:
A Biblioteca é um suporte importante para a formação do aluno e deve ser valorizada de forma adequada. Foto: Reprodução

Região Central: A Biblioteca Pública Municipal Ismael Pordeus do município de Quixeramobim é bastante rica em livros de diversos gêneros e conteúdos, desde autores clássicos como Machado de Assis e Monteiro Lobato, até os mais contemporâneos. O acervo ainda conta com uma diversidade de livros infantis, revistas de vários temas, cordéis e até mesmo livros sobre o município e de autores conterrâneos. Em um mundo que se torna cada vez mais hiper conectado e virtual, o papel das bibliotecas tem sido subvalorizado.

O local onde se localiza a Biblioteca já foi mudado várias vezes, chegando a ficar bem no centro da cidade, próximo a praça da Matriz, hoje se encontra no Memorial Antônio Conselheiro, na Rua Abílio Silva. A maioria dos estudantes não utilizam mais o espaço para fazer pesquisas e empréstimo de livros, já que em cada faculdade possui sua própria biblioteca, porém devemos utilizar um espaço que foi feito para a população e não esquecer da importância que é usufruir de espaços públicos, as escolas e os professores devem incentivar os alunos a visitar o local e conhecer mais do seu acervo e conteúdo. A Biblioteca Ismael Pordeus é uma das poucas do Sertão Central a possuir uma bibliotecária, que fica responsável em auxiliar os alunos no desenvolvimento de suas pesquisas e por manter a organização e o armazenamento do acervo.

Como disse certa vez o autor inglês Neil Gaiman em uma entrevista sobre a importância das bibliotecas: “O tema das bibliotecas é liberdade. Liberdade de ler, liberdade de ideias, liberdade de comunicação. Seu tema também é a educação (que não é um processo que termina no dia que deixamos a escola ou a faculdade), o entretenimento, sobre criar espaços seguros e acesso à informação”.