Região Central: Em vídeo polêmico divulgado pela Prefeitura de Quixadá, o prefeito Ilário Marques fala sobre os buracos da Avenida Francisco Pinheiro de Almeida, via de acesso ao Hospital Maternidade Jesus Maria José, o gestor fez criticas aos moradores e edificações construídas ao entorno da avenida.
No vídeo de quase três minutos de duração, Ilário fala que um lado da avenida já está sendo reparado, mas que o outro não será possível, já que esgotos a céu aberto impedem o trabalho definitivo pelos agentes.
O prefeito afirma que a avenida “foi construída dentro de um padrão mais indicado de urbanização”, mas que “as edificações jogam água e até mesmo esgoto, ou fossa. Para complementar, “os moradores fizeram uma canalização que estoura e danifica a rua”.
Segundo o gestor este é o problema que causa a danificação da avenida Pinheiro de Almeida.
Moradores do entorno já foram notificados sobre a situação e os mesmos devem resolver os problemas de esgoto e fossa, para que assim o outro lado da via seja recuperado pela operação “Tapa Buraco”.
Para os moradores, o saneamento básico é dever do poder público e o motivo pelo qual há canalização e encanamentos clandestinos é proveniente da falta de ação da prefeitura sobre políticas de saneamento.
Vários outros pontos da cidade também sofrem com este mesmo caso. A avenida Presidente Vargas, por exemplo, que se estende entre os bairros Putiú e Campo Novo, na altura do loteamento “Itapira” também não dispõe de saneamento básico, e consequentemente a água servida que escoa para a avenida a danifica.
A população, por sua vez, sem acesso ao saneamento, não tem outra opção há não ser escoar a água para fora de suas casas.