Atraso: Aeroporto de Quixadá é um dos poucos no Ceará que não opera voos comerciais

compartilhar no:
O turismo pouco explorado em Quixadá, poderia ser um dos principais meios de movimentação no aeroporto regional. (Imagem: O Povo)

O Balanço de julho dos aeroportos regionais do Ceará, feito pela Superintendência de Obras Públicas (SOP), aponta movimentação de 16.742 passageiros nesses equipamentos no último mês. Jericoacoara é o que registra maior movimentação, com mais de 14 mil passageiros no último mês, entre embarques e desembarques operados pelas empresas GOL Linhas Aéreas Inteligentes e Azul Linhas Aéreas Brasileiras S.A, além de aviação privada.

O Aeroporto de Aracati, em Canoa Quebrada, é outro equipamento com circulação de voos comerciais. Em julho, registrou 1.077 passageiros nas operações da Azul. Atualmente, há três frequências semanais: às terças-feiras, quintas-feiras e aos domingos, com voos saindo de Recife e escala em Mossoró (RN). Já a partida de Aracati rumo a Recife é sem escalas. O terminal trouxe nova dinâmica de turismo ao Litoral Leste dando apoio aos empreendimentos da região, principalmente nos municípios de Aracati, Beberibe, Icapuí e Fortim.

Balanço de passageiros no mês de julho, mostra os aeroportos regionais mais movimentados do Ceará. Quixadá não entra na lista. (Imagem: Reprodução / Governo do Ceará)

Os outros oito aeroportos regionais de gestão do Governo do Estado, sob responsabilidade da SOP, se localizam em Sobral, Iguatu, Quixadá, São Benedito, Camocim, Crateús, Tauá e Campos Sales. Eles tiveram, somados, 1.370 embarques e desembarques no período.

Apesar de ser a principal cidade, econômico e populacional, da região Central do estado do Ceará, o aeroporto de Quixadá não evolui e o atraso deste equipamento é evidente, já que atualmente só serve para empresários e interesse particular. O potencial turístico do município, pouco explorado, deveria ser o principal agente fortalecedor para que o aeroporto evoluísse e se tornasse um dos principais do estado.