Região Central: A quadra invernosa já passou e agora, a população se prepara para mais um período de estiagem de pelo menos seis meses. Em 2019, pequenos reservatórios foram bastecidos pelas boas chuvas e é preciso consciencia para não faltar água.
Sobre o assunto, a população está revoltada com vários pontos de vazamento ao longo da adutora que leva água do açude Pedras Brancas ao município de Quixeramobim. Além de abastecer a cidade vizinha, o açude também é responsável pelo abastecimento de Quixadá.
Em vídeo publicado nas redes sociais, moradores denunciam a falta de atenção do poder público para o problema. Em regiões que sofrem com a seca, o desperdício de água pode aumentar ainda mais os danos à população.
Atualmente com apenas 13% de seu volume total, o açude Pedras Brancas está encarregado de abastecer a população dos dois maiores município da região. Mais de 150 mil pessoas dependem da água desse açude para sobreviver.
A adutora tem extensão de 60km, e ao longo dos dutos que a formam é possível observar a vazão de água desperdiçada devido aos vazamentos.
Confira o vídeo abaixo publicado nas redes sociais:
https://www.facebook.com/rejane.vianagomes/videos/2357490361153953/UzpfSTEwMDAwMzU2NjI0MjgwMDoyMDY1MjMzOTgwMjcyMTIz/?id=100003566242800