Hospital de Banabuiú realizou quase 70 mil procedimentos em 2018

compartilhar no:

Região Central: O balanço do ano de 2018 revelou que o Hospital Municipal Senador Carlos Jereissati, da cidade de Banabuiú, na região Central cearense, se destacou pela quantidade de sua produção ambulatorial. Conforme o levantamento, a unidade teve quase 70 mil procedimentos realizados, entre atendimentos, procedências e a realização de procedimentos variados. O detalhamento foi divulgado publicamente, em atenção ao princípio da prestação de contas e diante do dever garantido ao cidadão de poder ter conhecimento acerca das informações de seu município. Os dados foram catalogados através dos sistemas de informação que são alimentados diariamente pela equipe do Hospital.

O procedimento mais realizado foi o de medicação injetável, com 38.736 aplicações, seguido pelos atendimentos variados. Em 2018, foram 18.655 atendimentos no total. O procedimento de nebulização (aerosol) foi o terceiro mais realizado, com 5.162 aplicações. A equipe fez 2.425 curativos durante todo o ano passado, e realizou 2.509 Raios-X. Foram feitos 555 eletrocardiogramas e 105 pequenas cirurgias. O número de internações em 2018 chegou a 242. 312 atendimentos por acidente de trânsito foram realizados.

Um detalhe importante pode ser observado nos números de atendimentos realizados com pacientes de outros municípios. Foram 699 atendimentos, no geral, durante 2018 e 395 transferências concretizadas. Os procedimentos foram realizados apesar do pouquíssimo repasse que a Unidade recebe de cidades vizinhas, para que prestar algum auxílio em casos em que o atendimento é necessário. Noutras situações esse repasse sequer ocorre, o que traduz que, apesar da baixa no repasse de verbas por parte do Sistema Único de Saúde (SUS), o hospital se mobiliza em um grandioso esforço para não deixar de prestar o atendimento necessário.

O número de nascimentos por partos normais também ganhou destaque no balanço da produção hospitalar de 2018. De acordo com o balanço, foram 42 partos, um número expressivo. Esse número foi o maior deste o início de 2017, quando Edinho Nobre venceu as eleições de 2016 e assumiu a gestão da cidade. “No hospital de Banabuiú a maternidade era algo que não acontecia, de fato. Nós trabalhamos para colocar esse serviço para funcionar devidamente e desde 2017 ela está atendendo as mamães, garantindo comodidade e mais conforto, porque há uma grande diferença em ter um filho no hospital de sua cidade”, afirma Pedro Henrique Lopes, diretor administrativo da Unidade.

É ignorância dizer que esse total significa que existem mais pessoas doentes. Na verdade, ele retrata o compromisso de uma gestão que atua para construir uma saúde mais adequada e que ofereça mais condições de melhor atendimento para quem mais precisa.