Dois agentes de Quixadá são escalados para a Força Nacional de Intervenção Penitenciaria no Amazonas

compartilhar no:
Grupo do Ceará vão compor a Força Nacional de Intervenção Penitenciaria (foto: divulgação)

Região Central: O secretário da administração penitenciária do Ceará, Mauro Albuquerque, realizou, nesta quarta-feira (29), reunião com os 20 agentes escalados para colaborar na força-tarefa de intervenção que atuará nos presídios do estado do Amazonas. Todos os homens escalados pertencem à força penitenciária estadual e passaram por treinamentos do novo modelo implantado no sistema cearense. A equipe embarca hoje para o estado amazonense, onde permanecerá em ação enquanto necessário.

Com isso, os agentes passam a integrar com a Força Nacional de Intervenção Penitenciaria. A FTIP, foi criada em janeiro de 2017. Na atual gestão, o Departamento Penitenciário Nacional (Depen) passou a coordenar, exclusivamente, a força-tarefa em apoio aos governos estaduais em situações extraordinárias de crise no sistema penitenciário para controlar distúrbios e resolver outros problemas.

Dois dos 20 selecionados, são agentes do Grupo de Operações Regional do Sertão Central-GORE. Mário Sérgio, atual diretor da Cadeia Pública de Quixadá e o agente penitenciário Horley Domingos Bento ficarão a disposição da FTIP.

Formada por agentes federais de execução penal dos 26 estados da federação e do Distrito Federal, a FTIP obedece o planejamento definido pelos entes envolvidos na operação, sempre que houver necessidade de sua atuação.