A Operação Afiusas, deflagrada pela Polícia Federal (PF), com apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), na manhã desta sexta-feira (5), desarticulou uma organização criminosa especializada em fraudes a licitações públicas na Prefeitura de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Cerca de 120 policiais federais e 18 auditores da CGU cumprem 8 mandados de prisão temporária e 28 de busca e apreensão, expedidos pela 11ª Vara da Justiça Federal em Fortaleza. O órgão ainda não informou o total de presos na operação.
Conforme a PF, a organização criminosa atuava na prática reiterada de desvios de recursos públicos e lavagem de dinheiro, por meio de contratações milionárias fraudulentas com empresas do ramo de construção civil. Os crimes ocorreram durante duas gestões consecutivas do ex-prefeito do município, Washington Luiz de Oliveira Gois, o ‘Dr. Washington’, no período de 2009 a 2016.
Os envolvidos poderão responder pelos crimes de associação criminosa, fraudes em licitações, desvios de recursos públicos, corrupção ativa e passiva, de acordo com o nível de participação.
A PF deve divulgar mais informações em coletiva de imprensa na manhã desta sexta (5).
Conteúdo: G1 CE