Exploração de minério em Quixadá pode ofertar uma centena de empregos no distrito de São Bernardo

compartilhar no:

Região Central: Uma grande notícia para as localidades dos distritos de Juá e São Bernardo, no município de Quixadá. A mineradora “Sigma Extração de Metais Ltda.”, retornará explorar a mina de manganês em larga escala. A empresa já é registrada desde 2004. Explorou por um tempo a jazida de minério na região, mas teve sua atitude suspensa já alguns anos.

Segundo Fábio Oliveira, a empresa negocia com os proprietários dos terrenos o direito de exploração. Alugou um imóvel para fixar sede em Quixadá e deve abrir vagas para uns 100 empregos diretos e indiretos. Os moradores do distrito de São Bernardo estão muito animados, em passado recente quando estava funcionando a exploração do minério, quase todos os trabalhadores eram da localidade.

A produção do minério de manganês da jazida de Quixadá tem como destino quase em sua totalidade o mercado internacional.

Manganês

O manganês (Mn) é um metal branco-acinzentado, com uma coloração rosada, muito quebradiço, mas resistente. Em 1774, durante o aquecimento do mineral pirolusita (MnO2, dióxido de manganês) em um fogo a carvão, o cientista sueco Johann Gahn descobriu o manganês. O calor e o carbono no carão separaram o oxigênio da pirolusita, deixando um resíduo de manganês metálico.

O manganês é um elemento reativo que facilmente se combina com íons na água e no ar. Na Terra, o manganês é encontrado em vários minerais de diferentes composições químicas e propriedades físicas, mas nunca é encontrado como metal livre. A fonte mais importante é a pirolusita, o principal minério de manganês. Quando ligado com outros metais como alumínio, cobre e antimônio, o produto final é magnético. O dióxido de manganês (MnO2) é usado para fabricar ferro-ligas, pilhas secas (é um despolarizador), “vidro” descolorido, na preparação de produtos químicos como oxigênio e cloro, bem como tintas negras secas. O sulfato de manganês (MnSO4) é utilizado como agente químico intermediário e micronutriente em alimentos para animais e fertilizantes para plantas. O metal manganês é usado como bloco e corante cerâmica, em ligas de cobre e alumínio, e como um oxidante químico e catalisador.

Mais de 80% dos depósitos mundiais de manganês conhecidos são encontrados na África do Sul e na Ucrânia. Outros depósitos de manganês importantes localizam-se na China, Austrália, Brasil, Gabão, Índia e México.