Exclusivo: Jovem quixadaense lança livro com poemas sobre mulheres negras

compartilhar no:
A jovem Gisele Sousa, lança seu primeiro livro, onde reúne 70 poemas.

Região Central: O município de Quixadá segue revelando novos talentos da literatura, jovens que quebram barreiras e conseguem alcançar o sonho de publicar.

A jovem Gisele Sousa, de 23 anos, é natural de Quixadá e atualmente reside em Quixeramobim onde trabalha como professora. Em sua primeira publicação, intitulada “Versos livres, como nós”, ela reuniu 70 poemas, todos voltados ao ser feminino, e mais especificamente à mulher negra. O portal Revista Central conversou com a autora, que publica através do pseudônimo de Kinaya Black, confira abaixo:

Perguntada sobre como foi a experiência de escrever e produzir um livro, Gisele respondeu:

“Tudo começou quando fiz a cadeira de poesia do curso de letras inglês, eu conheci algumas poetizas negras e me encantei, então decidi criar uma página no tumblr para postar poemas de minha autoria, porém nessa página aos poucos que eu postava poemas sobre negritude em si.

Criei um documento no google docs, que é a plataforma que eu uso como word, e cada poema afrocentrado eu escrevia nesse arquivo, e aí fui juntando, até que quando eu vi já tinham cerca de 90 poemas. Mas para enviar para editora eu retirei alguns para lapidar melhor.”

Falando sobre os poemas que estão no livro, Gisele detalhou:

“Os poemas que estão no livro são focados em experiências de mulheres negras, porém há poemas de situações comum entre todas as mulheres. Me identificar enquanto mulher negra, foi a principal motivação, minha escrita e minha negritude são inseparáveis. Se eu não fosse negra, nunca teria escrito um livro assim, afinal, não seria meu lugar de fala”.

Ao contar sobre como foi lidar com a família sobre o assunto e as problemáticas de publicar, ela disse:

“Eu sempre fui muito tímida. Por isso eu sempre publiquei com pseudônimo. No início eu fiquei com um pouco de receio sobre isso, devido o tema e também pelo fato da minha família nem saber que escrevo. Mas após o livro ter sido aceito pela editora, passou tudo. Nunca pensei em desistir disso, seria desistir de quem eu sou.”

Uma das dificuldades de autores iniciantes é buscar uma editora para publicar, sobre esse assunto a jovem fala:

“As dificuldades para mim, na verdade estão vindo após esse encontro. Eu sigo a editora nas redes sociais e fiquei sabendo da temporada de envios de originais, enviei logo no primeiro dia, e eles me retornaram bem rápido, até. Então, creio que em relação a encontrar editora não tive tantas dificuldades.

As dificuldades estão vindo agora, com os custos que tenho que arcar e também ao tentar fazer as pessoas alcançarem o livro.”

Sobre o processo criativo da escrita, Gisele conta sobre:

“Eu escrevo desde criança, acredito que o processo de escrita vai seguindo também nossa maturidade e nosso descobrimento de pertencimento no mundo. Eu curso letras inglês na FECLESC, campus da UECE em Quixadá.

Sempre há dificuldades, sabe. As vezes fico travada, mas ainda bem que a maioria das vezes eu me acho uma pessoa criativa.”

Os planos para a divulgação do livro estão concentrados em todo o estado Ceará, Gisele conta as expectativas:

“Tenho alguns convites de lançamento, não só em Quixadá, mas também no Cariri e Fortaleza, dentre outras cidades. Estou fazendo parceria com influenciadores nas redes sociais também.”

Você pode apoiar talentos como a Gisele de várias formas, desde comprar o livro como divulgar para amigos e nas redes sociais. Se houver interesse em comprar o original, clique aqui.