A educação cearense conquistou mais um importante avanço nesta quinta-feira (7). Em evento marcado por festa de estudantes e educadores na Secretaria da Educação (Seduc), o governador Camilo Santana assinou o documento que oficializa a implantação de mais 22 novas escolas de Ensino Médio em tempo integral. Com isso, a rede pública estadual passará a ofertar a jornada prolongada para 35% das unidades escolares do Estado em 2019: das 727 escolas estaduais, 252 serão de tempo integral. Deste total, 130 são Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTIs) e 122 são Escolas Estaduais de Educação Profissional (EEEPs).
As 19 novas Escolas de Ensino Médio estão localizadas nos municípios de Itaitinga, Aquiraz, Trairi, Granja, Ipu, Sobral, Iracema, Quixeramobim, Crateús (2), Senador Pompeu, Farias Brito e Fortaleza (7). O atendimento abrangerá 2.305 estudantes. Já as três novas escolas profissionalizantes são nas cidades de Caririaçu, Forquilha e Ocara. Serão beneficiados até 1.620 alunos nestas unidades.
Camilo Santana destacou que as escolas em tempo integral são uma política de Estado do Governo do Ceará para garantir um futuro melhor para a juventude. “Este é o grande caminho para garantir uma qualidade maior na educação do Ceará. Queremos até o final de 2019 tornar o Ceará uma das principais referências no Brasil em educação de tempo integral. Vamos manter o Ceará como referência em ensino público de qualidade e com uma ampla rede de escolas em tempo integral. Esta é uma das metas do nosso Governo”, disse o chefe do Executivo.
Em seu discurso, a secretária da Educação ressaltou o envolvimento intensivo dos estudantes com a ideia da escola em tempo integral. “Eu estou visitando as escolas em tempo integral e tive a satisfação de visitar uma aqui, em Fortaleza, onde pude escutar e dialogar com os alunos e ouvir deles: ‘eu amo essa escola’. Estudantes estão abraçando o protagonismo estudantil e aproveitando com qualidade o tempo na escola”, disse Eliana Estrela.
Para o prefeito de Quixeramobim, Clébio Pavone essa é mais uma conquista para a população, especialmente aos jovens que terão uma escola integral. Em sua opinião, esse modelo de escola contribui para a melhoria da qualidade do ensino. O prefeito de Senador Pompeu Mauricio Pinheiro também esteve na solenidade.