Quixadá: Maior chuva do estado foi 71mm em Tapuiará, seguido por Ibaretama e Ibicuitinga, segundo Funceme

compartilhar no:

Chuvas estão animando os sertanejos que estão estão iniciando a plantação (foto: RC)

Região Central: Uma forte chuva caiu sobre o município de Quixadá nesta terça-feira (15). Apesar de ser um bom sinal, há também o lado negativo devido a infraestrutura em alguns pontos da cidade. Ruas ficaram alagadas, árvores foram derrubadas e até mesmo casas chegaram a ser destelhadas.

A presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) localizado a leste do Nordeste deve proporcionar chuvas na porção sul do Estado. Já para o norte, as precipitações terão influência de áreas de instabilidade provocadas pela maior proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa do Ceará.

A rede de radares mantidas pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) captou chuvas captou chuvas em várias regiões. A maior chuva em todo o Ceará ocorreu no distrito de Tapuiará (Quixadá) 71 mm, em seguida, no município de Ibaretama marcou 70mm, e Ibicuitinga 67mm.

Já em Quixeramobim, a precipitação chegou a marca de 42mm no posto Uruquê. A previsão para o restante desta terça-feira (15), é de nebulosidade variável com eventos de chuva em todas as regiões, assim como para a quarta-feira (16).

As chuvas de janeiro têm animado os sertanejos que já estão recebendo as sementes para o início da plantação.

Veja as 10 maiores chuvas nas últimas horas no Ceará:

Quixadá (Posto: Tapuiara) : 71.0 mm
Ibaretama (Posto: Fazenda Niteroi) : 70.0 mm
Ibicuitinga (Posto: Ibicuitinga) : 67.0 mm
Pacatuba (Posto: Escola Prof Luiza Teodoro) : 57.6 mm
Ibaretama (Posto: Ibaretama) : 55.0 mm
Horizonte (Posto: Horizonte) : 52.0 mm
Aquiraz (Posto: Sitio Sapucaia Fagundes) : 51.0 mm
Massapê (Posto: Massape) : 48.0 mm
Ubajara (Posto: Ubajara) : 45.0 mm
Quixeramobim (Posto: Uruque) : 42.0 mm

Ainda na região Central choveu, 42 mm no Choró, 35mm na cidade de Quixadá, 30.8 na sede de Quixeramobim, 30mm na localidade de Cachoeira(Itatira), 26.4 na fazenda Varzea Alegre (Madalena), 15mm na Serra da guia (Boa Viagem)