O banco do Bradesco do distrito de Lagoa do Mato, em Itatira, foi novamente explodido por assaltantes na madrugada desta sexta-feira (7). Vários homens fortemente armados invadiram a cidade e explodiram a única agência do Bradesco no distrito. Bananas de dinamite foram encontradas na calçada próximo a agência. O prédio e o caixa eletrônico que havia dentro do banco ficou destruído. A mesma agência já havia sido explodida neste ano e tinha acabado de ser reformada e voltado a funcionar.
Moradores do distrito acordaram com barulhos de rajadas de tiros. A ação durou cerca de cinco minutos. Nas redes sociais habitantes do distrito ficaram apavorados com a ação dos assaltantes. Uma multidão de pessoas foi ao local onde havia a agência do Bradesco. “Foi muito rápido. Durou poucos minutos”, disse uma moradora. “Tinham acabado de concluir a reforma na agência e agora novamente ela é explodida”, disse uma moradora do distrito de Lagoa do Mato.
Os bandidos usavam mascaras e portavam armas, incluindo fuzis. Os criminosos fizeram vários disparos para cima e colocaram explosivos na agência e destruíram todo o prédio. Moradores relataram momentos de pânico no distrito. Moradores que moram ao lado da agência relataram momentos de desespero. “Pensei que a agência fosse desmoronar”, disse uma vizinha que mora ao lado da agência.
A estrutura fisica do banco ficou totalmente destruída. Várias rachaduras podem ser observadas nas paredes. Várias capsulas foram encontradas no local. Com os moradores que precisam utilizar serviços bancárias agora terão dificuldades e terão que recorrer a correspondentes bancárias ou se dirigir até municípios vizinhos, como Canindé.
Outros ataques a bancos em Itatira
Neste ano, a mesma agência do Bradesco em Lagoa do Mato foi alvo dos assaltantes quando vários homens invadiram a cidade por volta de 1h da manhã em carros e foram ate a agência bancária que fica no Centro da cidade.
Semanas antes, também em 2018, bandidos fortemente armados explodiram a agência dos Correios na sede do município na Serra do Machado, fizeram varias pessoas reféns e queimaram veiculo em uma estrada do município levando pânico aos moradores. Na época, os bandidos roubaram um carro em Macaoca, na BR-020. O dono do automóvel foi trazido como refém junto com o filho no carro e ao chegar na comunidade de Paquetas, em Itatira, o automóvel foi incendiado numa ponte da localidade.
Ao chegarem nos Correios os bandidos que começaram a atirar para o céu e fazer várias pessoas que estavam próximas a agência dos Correios, no Centro da cidade, refém. Os bandidos usaram os reféns como escudo humano enquanto davam tiros para cima, gritavam e ameaçavam os reféns. Enquanto um grupo de assaltantes preparava os explosivos para ter acesso ao cofre que funciona dentro do banco no local, outra parte fazia moradores reféns.
Na época, os bandidos teriam obrigado ainda os moradores a tirar a camisa e formar um cordão de isolamento na rua, depois obrigaram ainda os reféns a ajudar a recolher o dinheiro. Durante a fuga os bandidos ainda teriam levado moradores como reféns.
Em 2014, o distrito de Lagoa do Mato, em Itatira, novamente viveu momentos de terror. Moradores entraram em pânico ao verem a pequena cidade ser invadida por bandidos em carros fortemente armados, atirarem contra o único posto de policia da cidade e explodirem as duas únicas agências da pequena comunidade. Era por volta da meia-noite.
As agências do Banco do Brasil e do Bradesco ficaram destruídas. Os assaltantes efetuaram tiros contra o único posto de polícia da cidade. A ação dos assaltantes durou cerca de 20 minutos. Na cidade, teve gente que passou mal durante a noite devido a confusão provocada com os tiros. Os moradores acreditam que cerca de 10 bandidos tenham feitos os ataques as agências bancárias e ao posto de policia da cidade.
O barulho das explosões e os tiros deixaram os moradores da pequena cidade de apenas 10 mil habitantes em pânico. Os bancos ficam situados no Centro do distrito de Lagoa do Mato. O Banco do Brasil, fica distante apenas 20 metros do posto de policia da cidade. Jovens que estavam na pracinha fugiram ao verem os assaltantes chegando na cidade. Os moradores contam que os bandidos chegaram atirando.
Enquanto um grupo de assaltantes alvejava o posto de policia, outros grupos explodiam as agências bancárias. A única viatura da cidade ficou totalmente alvejada pelos tiros, disparados inclusive através de fuzil e armas de grosso calibre. Moradores acordaram com o barulho dos tiros e das explosões. Muitos entraram em pânico com o tumulto causado na cidade.
Após os assaltantes deixaram a cidade, funcionários públicos e moradores reclamavam em frente as agências bancárias. Muitos estavam aguardando receber pagamentos da prefeitura e de aposentadorias. Os moradores reclamaram por ficarem impossibilitados de realizarem saques nas agências bancárias. Após o ataque, uma equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi ao distrito de Lagoa do Mato para desarmar os explosivos que não foram detonados nas explosões.
Em março de 2012, a mesma agência do Bradesco, no distrito de Lagoa do Mato, foi destruída após bandidos explodirem a agência bancárias. Cerca de seis fortemente armados chegaram por volta das 2h da madrugada. Os bandidos chegaram em um carro carregado de dinamites e explodiram a agencia. Os bandidos estavam armados com armas longas e pistolas. Toda a operação teve duração cerca de 20 minutos.
Conteúdo: Itatira News