Região Central: A Câmara Municipal de Quixadá rejeitou por maioria de votos o recebimento da denuncia do pedido de cassação do mandato do prefeito José Ilário Gonçalves Marques. A denúncia foi protocolada pela advogada Dra. Flávia Regina Cabral, que esteve presente no plenário.
Durante a sessão nesta quarta-feira(21) no Poder Legislativo Municipal, haviam correligionários de ambas denominações políticas, o que tornou-se a sessão um verdadeiro ato de bagunça e sem ordem, algo que não é comum naquela Casa. O vereador Darlan Piaba faltou a sessão alegando licença paternidade.
Ainda na sessão, o suplente de vereador Renê Matias foi empossado no lugar de Guto da Glaudiesel, afastado judicialmente por 180 dias, acusado de possível cometimento de crime de corrupção passiva.
Após a leitura da denuncia, promovida pelo vereador secretário da Casa, Zé Maria da Artvidro, foi proferido o parecer da assessoria jurídica da Câmara Municipal contrario ao recebimento da peça. Em seguida, o presidente Ivan Construção teve dificuldades para acalmar os acirrados ânimos da plateia. A votação foi iniciada por ordem alfabética
A rejeição do recebimento já era esperada pela base da oposição, que promete apresentar outra denuncia no inicio de dezembro.
Na verdade, nesta sessão, seria apenas para receber a peça e consequentemente o prefeito Ilário Marques seria afastado de suas funções, apesar de já estar afastado pela justiça. Havia todo um processo de investigação e após a conclusão dos trabalhos, em até 180 dias, a comissão processante apresentaria um parecer pela cassação ou não do mandato do denunciado, em seguida, ocorreria de fato à votação para cassar ou não o mandato.
Como a denuncia não foi recepcionada pela Câmara Municipal, foi imediatamente arquivada pelo presidente Ivan Construção, seguindo o rito da legislação. Seriam necessários 12 votos pelo recebimento, no entanto, a advogada só conseguiu votos de 7 vereadores.
Relacionada: Câmara Municipal de Quixadá vota nesta quarta-feira(21) o pedido de impeachment de Ilário Marques
7 vereadores votaram a favor do recebimento da denuncia:
- René Matias,
- Cabo Marlin,
- Evaristo,
- Luís do Hospital,
- Marcelo Ventura,
- Louro da Juatama
9 vereadores votaram contra o recebimento da denuncia:
- Dênis Dutra,
- Augusto César,
- Ivan Construção,
- Iranildo Bacuri,
- Jéssica Severo,
- Zé Maria da Artvidro,
- Neto do Custodio,
- Laércio Oliveira,
- Rosa Buriti.
Assista como foi a posição de cada parlamentar de Quixadá: