Região Central: Moradores com apoio de grupos de combate a incêndios estão há quase cincos dias trabalhando de forma incansável para tentar apagar um grande fogo na Serra do Estêvão, localizada no distrito de Dom Mauricio, no município de Quixadá.
Populares pediram a proprietários de carros-pipas que ajudem no combate ao incêndio, outros liberaram poços profundos para que água seja usada no combate às chamas. O fogo já consumiu uma grande área da serra.
Equipes do Corpo de Bombeiros do Grupamento de Quixeramobim e de Brigadistas de Pronto Emprego Prevfogo, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) dão reforços aos moradores.
“É triste e assustador ver a Serra em chamas. Queimadas sem controle provoca o maior incêndio da história da Serra. Floresta de transição entre a caatinga e a Mata Atlântica, ecossistema único no Sertão, consumido pelas chamas. Prejuízo incalculável para fauna e flora e nascentes de água. O fogo fora de controle ameaça chegar nas residências e na casa de repouso São José. Pedimos socorro a quem poder ajudar”, esse foi o relato do professor João Batista Rodrigues de Sousa, morador do Distrito de Dom Mauricio
As chamas dificultaram o trânsito para quem precisa descer ou subir a serra. Moradores estão desesperados, principalmente os proprietários das áreas atingidas, tendo em vista que o pasto dos animais foi consumido.
Rodovia ficou intransitável, um morador gravou um vídeo da situação, assista: