Sindicato dos Policiais Civis visita delegacias de Quixadá e Morada Nova e denuncia acúmulo de presos

compartilhar no:
Celas da Delegacia Regional de Quixadá estão lotadas de detentos oriundos de Ibaretama

A diretoria do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira do Estado do Ceará (Sinpol/CE), representada pela presidente em exercício, Ana Paula Cavalcante, juntamente com o diretor Cristiano Cunha, visitou nos dias 26 e 27 de setembro as delegacias dos municípios de Quixadá e Morada Nova, após denúncias dos policiais de acúmulo de presos e condições insalubres nessas unidades policiais.

Em Quixadá, o problema está sendo ocasionado por conta da delegacia estar recebendo além dos presos da cidade, os detentos do município de Ibaretama que deveriam ser recolhidos para a cadeia pública de Morada Nova.

Em busca de uma solução, a diretoria do Sinpol foi até o município de Morada Nova, onde conversou com os policiais da delegacia e ontem se reuniu com o Juiz, Raynes Viana de Vasconcelos e o Promotor Gledson Pereira que estão tratando o caso. O Juiz informou que havia interditado a Cadeia Púbica em razão dos problemas estruturais do local e da superlotação da unidade.

Diante dos fatos, a diretoria do Sinpol Ceará solicitou ao Juiz que também interditasse o xadrez da Delegacia de Morada Nova, pois o local funcionava em condições insalubres, sem ventilação e ainda ocasionava o desvio de função dos policiais.

Após essa reunião, a presidente em exercício do Sinpol, Ana Paula Cavalcante, entrou em contato com a Secretária de Justiça, Socorro França, para que a Secretaria da Justiça e Cidadania (SEJUS) apresente uma solução para o caso. Ficou acordado que será agendada uma reunião entre a SEJUS, o juiz e o promotor de Morada Nova, o Sinpol e o delegado do município.

Em relação a situação da delegacia de Quixadá, o Sindicato irá fazer uma provocação ao corregedor do Tribunal de Justiça, para que ele indique para onde devem ser enviados os presos de Ibaretama e assim evitar que fiquem concentrados na Delegacia Regional de Quixadá.