Uma quadrilha armada explodiu uma agência do Banco do Brasil na madrugada desta quinta-feira (13) no centro da cidade de Farias Brito, na Região do Cariri, interior do Ceará. Moradores da cidade que estavam nas proximidades do banco foram feitas reféns pelos bandidos durante o ataque.
De acordo com o sargento da Polícia Militar Cícero Barbosa, que o crime ocorreu por volta das 3h. Os bandidos invadiram uma residência que fica ao lado do banco e tiveram acesso ao estabelecimento. Logo depois, a quadrilha detonou os explosivos no interior da agência.
Devido à explosão, o prédio do Banco do Brasil ficou destruído. As portas, o teto e caixas eletrônicos foram danificados pelos explosivos. Contudo, a polícia não soube informar se os bandidos tiveram acesso ao dinheiro do banco.
Na fuga, a quadrilha rendeu pessoas que estavam próximas ao local. Eles deitaram as vítimas no chão e roubaram veículos das vítimas, segundo a PM. Ninguém ficou ferido. Moradores da cidade relataram que ficaram assustados durante o ataque.
“Quando ouvi os primeiros tiros, eu pensei que era fogos [de artifício]. Mas aí veio a explosão, então pensamos logo que seria assalto ao Banco do Brasil. Não poderia descer pra cá porque estava tudo interditado. Todo mundo se assustou”, disse uma moradora, que preferiu não ser identificada.
Buscas pelos criminosos
O sargento Cícero Barbosa disse que o policiamento foi reforçado com equipes do Comando Tático Rural (Cotar), da Força Tática de Apoio (FTA) e do Batalhão de Ronda de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio) da região. Os policiais realizaram buscas desde a madrugada para tentar localizar os suspeitos.
Nesta manhã, a polícia localizou um carro usado pelos criminosos queimado em um lixão na cidade. Ninguém foi preso, até as 7h desta quinta.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Ceará, com esse roubo subiu para 33 o número de ataques a bancos registrados neste ano no estado. O número inclui explosões a bancos e carros-fortes e assaltos a clientes.
O caso mais recente havia sido em no dia 5 de setembro, quando um grupo armado explodiu uma agência do Banco do Brasil na cidade de Guaraciba do Norte, na região da Ibiapaba. Os suspeitos invadiram a cidade e se dividiram em dois grupos. Enquanto uma parte se dirigiu à agência bancária, os outros atacaram a delegacia local, que contava com apenas três policiais de plantão.
A agência ficou completamente destruída após as explosões. Segundo testemunhas, os criminosos também dispararam contra comércios da região e bloquearam as entradas da cidade.