Destaques: Presidente da Câmara de Quixeramobim e o jumento Precioso recebem prêmios de institutos

compartilhar no:
Vereador François Saldanha recebeu um prêmio do Instituto Tiradentes (foto: divulgação)

Região Central: Em dezembro de 2017, o presidente da Câmara de Quixeramobim, François Saldanha recebeu um prêmio como um dos melhores vereadores do Município, título pago com o dinheiro público ao Instituto Tiradentes.

No portal da transparência da Câmara Municipal de Quixeramobim, consta um pagamento justamente para Instituto Tiradentes LTDA, quem concedeu a medalha ao ilustre presidente. O valor foi de R$ 1.734,00 reais. Essa mesma empresa foi desmascarada pelo programa Fantástico da TV Globo.

Segundo a reportagem da TV Globo, um comércio de diplomas de mérito para vereadores, prefeitos e secretários municipais será investigado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul. Políticos gaúchos são suspeitos de usarem recursos públicos para conquistar as premiações. As empresas que fornecem os prêmios são a União Brasileira de Divulgação, ou UBD, de Pernambuco, e o Instituto Tiradentes, de Minas Gerais. Juntas, as duas instituições promovem até 20 premiações por ano.

Em dezembro o presidente da Câmara de Quixeramobim ainda teve a ousadia de comemora: “Nesse momento, recebendo a Medalha Tiradentes- Colar de Ouro, conferida aos vereadores mais atuantes do Nordeste, em Recife- Pernambuco. Obrigado a todos os munícipes que acreditam no meu trabalho!” – disse Antonio François Saldanha da Silva em sua rede social, mas não contou a história real como foi o pagamento para estar naquele local.

Naquela reportagem, o portal Revista Central já denunciava – como ocorre em quase todos os prêmios entregues aos políticos, as escolhas são baseadas em meios que a população fica questionando a procedência.

Leia a matéria: François Saldanha recebe premio e Instituto dinheiro da Câmara de Quixeramobim

Para mostrar a falta de critérios na hora de conceder esse tipo de premiação, a reportagem conseguiu negociar a compra de um diploma para um jumento – o jumento Precioso. Para mostrar como essas empresas vendem prêmios, o repórter da RBS TV mandou uma mensagem para o celular da empresa.

Quando começa a conversa, o repórter se apresenta como assessor de prefeituras gaúchas. Em pouco tempo, fecha a compra da premiação do “prefeito Precioso” por R$ 1.480. A reportagem entrega o dinheiro ao dono da empresa, Fernando Vieira da Cunha, e recebe a medalha e o diploma.

O Precioso é um “gestor nota 10”, classificado na pesquisa nacional de utilidade pública entre os “100 melhores prefeitos do Brasil”. A reportagem então apresentou o Precioso ao Fernando.

Diante dessa situação cabe o presidente da Câmara de Quixeramobim, Antonio François Saldanha da Silva explicar os critérios de sua escolha e ao Ministério Público Estadual deve abrir inquérito para apurar o caso.

Em dezembro de 2017, o presidente da Câmara de Quixeramobim, François Saldanha recebeu um prêmio como um dos melhores vereadores do Município (foto: rede social)