Região Central: A gestão Municipal de Ibicuitinga é conhecida por fazer licitações assustadoras pelos números, mas uma dessas chama atenção pela ousadia e descaso com o dinheiro público, a contratação do aluguel de um trator de esteiras. Aparentemente nesse município quem manda são os empresários, enquanto o pregoeiro apenas fecha os negócios.
Evidente que o serviço de um trator para um município da região, especialmente na zona rural é de suma importância, mas quando o valor do aluguel chega a R$ 100 mil reais é um atentado a moralidade pública. Muitos populares da zona rural têm reclamado que as estradas estão em péssimas condições.
Conforme a licitação 2103.01-2018-DI/2018, cujas as provas encontram-se no site do Tribunal de Contas do Estado do Ceará há informações na ata da abertura bastante chamativa. O certame teve apenas uma empresa. “O Pregoeiro fez a classificação da proposta apresentada para os lotes, a única empresa participante apresentou sua proposta inicial no valor de R$ 100,000,00 (cem mil reais). Em seguida, o Pregoeiro na tentativa de negociar melhor preços, indagou ao licitante sobre a possibilidade de reduzir o preço, onde o licitante declinou de ofertar lance verbal, alegando que a proposta estava boa para ambas as partes”, e pasmem, a Prefeitura assim fechou o acordo.
Ainda em atenção ao edital, a Prefeitura de Ibicuitinga só terá direito a 400 horas de serviços prestados por esse trator, inclusive, o combustível ainda será a parte, ou seja, pago pelo município.