Região Central: Trinta e cinco armas de fogo e mais de 400 munições de diversos calibres foram retirados de circulação. A apreensão do arsenal é o resultado final da operação realizada pela Polícia Militar do Ceará (PMCE) no Sertão Central cearense. Dez pessoas foram presas em flagrante e mais de 100 pássaros silvestres e outros materiais ilícitos estão entre as apreensões. A operação foi realizada por policiais militares do Batalhão de Polícia do Meio Ambiente (BPMA). As ações, que se encerraram no último sábado (12), tiveram início no dia 4 de maio e passaram por seis municípios cearenses. A operação objetivou apreender armas, munições e inibir a prática de delitos como crimes ambientais na região.
A primeira ostensiva ocorreu na manhã do dia 4 de maio, no Sítio Cipó de Cima, no distrito de São João dos Queiroz, em Quixadá. Após informações, a composição militar chegou até a casa de um senhor, onde apreenderam duas espingardas e sete munições. O homem foi conduzido para a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), onde foi autuado por posse ilegal de arma de fogo. Na tarde do mesmo dia, na Fazenda Casa Forte, um homem, identificado como Eliado Carneiro (42), foi conduzido para a Delegacia Regional de Quixadá, onde foi autuado por posse irregular de arma de fogo e criações irregulares de aves silvestres. Com o suspeito foi apreendido um revólver calibre. 32, uma espingarda cal.28 e 36 munições. Também foram localizados um papagaio, dois galos campina e um papacapim. O procedimento foi lavrado na Delegacia Regional de Quixadá.
Na tarde do dia seguinte (5), os policiais militares foram até o Sítio Pedras Brancas, no distrito de Barra do Sitiá, em Banabuiú. Erasmo Carlos Ferreira Pinheiro (49) foi preso por posse ilegal de arma de fogo e por possuir, de forma ilegal, animais da fauna silvestre brasileira. Com o suspeito foram apreendidos duas espingardas, 31 munições e 15 pássaros silvestres. O procedimento foi lavrado na DDM, em Quixadá. Na manhã do dia seguinte (6), no Distrito de Caio Prado, em Itapiúna, após fiscalização na margem da rodovia CE 060, foram ouvidos dois estampidos de armas de fogo, nas imediações do Rio Pirangi. Ao chegar à margem, foram avistados dois homens atravessando o rio, tendo deixado duas armas de fogo e munições abandonadas. Dando continuidade às ações, dessa vez, no Distrito de Pai João, em Aratuba, os policiais encontraram dois homens, de 56 e 46 anos, com armas e animais silvestres. Com os suspeitos, foram apreendidas duas espingardas e 13 munições.