A coordenação do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) do Ceará ainda não cumpriu com o prometido aos representantes sindicais da região, no tocante ao atendimento de médicos peritos na agência de Canindé.
No dia 12 de março, aconteceu em Fortaleza uma audiência, com a presença de representantes de sindicatos de Canindé, Itatira, Paramoti e Caridade com o Gerente Executivo do INSS de Fortaleza, Francismar Lucena Lopes; o responsável pela equipe de peritos, Zé Nilson e a chefe da agência do INSSS de Canindé, Conceição Azevedo, onde ficou acordado por Francimar Lucena que estaria havendo atendimento de pelo menos 3 peritos para atender a demanda dos trabalhadores (a) dos municípios da região.
Diante a informação, também ficou estabelecido que no dia 12 de abril haveria outra reunião para avaliar o atendimento. Porém o atendimento prometido não aconteceu. Apenas um perito está realizando atendimento que já haviam sido agendados anteriormente, os novos agendamentos continuam sendo encaminhados para municípios mais distantes da região. A informação é da presidente foi confirmada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Canindé (STRAAF CANINDÉ), Mariinha Uchoa.
Mariinha, já esteve na sede da FETRAECE, para informar a situação e pedir apoio para a solução do problema.
No dia 8 de março a sede do INSS, foi ocupada por mais de duas horas, pelas mulheres com o apoio dos homens. A presidente informou se a situação não for resolvida nos próximos dias, conforme o prometido, a ocupação deve demorar por mais tempo.
Com o atendimento sendo feito em municípios distantes, os trabalhadores rurais de vários municípios próximos a Canindé também vêm sendo prejudicados.
Informações do site Canindé Online!