Região Central: O Grupo de Operações Regional do Sertão Central- GORE criado pela Secretaria de Justiça do Ceará para atuar nas Cadeias Públicas da região vem dando resultados satisfatórios em suas ações de combate aos ilícitos nas unidades e também evitando fugas de detentos.
Nesta sexta-feira(09), vésperas de carnaval, os agentes do GORE fizeram vistorias nas Cadeias Públicas de Boa Viagem, Madalena e Quixadá. 29 aparelhos de celulares foram apreendidos em Boa Viagem. Em Quixadá, um detento vai responder por crime de tráfico, em seu beliche os agentes encontraram substância análoga à maconha, ainda lá, foram apreendidos três cosocos.
Na Cadeia de Madalena, celulares, serras e uma boa quantia de dinheiro foram apreendidas.
O Coordenador Regional, Mario Sérgio, explica ao portal Revista Central: “a importância dessas operações é para garantir tanto a incomunicabilidade dos detentos com o mundo externo, além de evitar entrevero entre eles. Temos essas ações preventivas para evitar brigas e retirar serras que causam fugas, cosocos e facas para não ter lesão entre os internos, pois é umas das nossas funções é garantir a integridade”.
É importante ressaltar que há um grande déficit agentes penitenciários, inclusive, o governo anunciou que deverá fazer nova contratação. Mário explica que o GORE surge como uma força de apoiou aos demais agentes das unidades.
Para evitar qualquer tentativa de fuga, monte ou rebelião, durante todo o perico de carnaval, os agentes do GORE vão fazer visitas às unidades, visando manter a ordem.
Veja mais detalhes na RC TV: