Segundo informações da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em 130 (cento e trinta) municípios do Ceará no intervalo entre as 7h desta quarta-feira (7) e as 7h desta quinta-feira (8). Dados ainda parciais apontam que os três maiores volumes ficaram acima dos 100 milímetros. Foram eles: Viçosa do Ceará (127.8 mm), Lavras da Mangabeira (102 mm) e Tianguá (101 mm).
Na macrorregião de Ibiapaba, conhecida por ser uma área montanhosa, além de Viçosa e Tianguá, outros municípios tiveram precipitações intensas como Graça (75 mm), Ubajara (69 mm), Ibiapina (68 mm) e Pacujá (67,4 mm). Já no Litoral Norte, que tem recebido fortes chuvas, os maiores acumulados foram em Granja (80 mm) e Uruoca (69 mm).
No região do Cariri, que não recebia precipitações mais intensas, o intervalo de 24 horas foi bem intenso. Além de Lavras da Mangabeiras, outros nove municípios tiveram chuvas acima de 50 milímetros, como destaque para Aurora (87,2 mm), Barro (81,2) e Juazeiro do Norte (70 mm).
Segundo o supervisor da Unidade de Tempo e Clima da Funceme, Raul Fritz, as chuvas foram provocadas pela influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é o principal sistema meteorológico atuante no período da Quadra Chuvosa, que segue até maio, assim como da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), principalmente no Cariri.
Previsão
Nesta sexta-feira (9), a Funceme prevê nebulosidade variável com chuva no centro-norte. No sul, há possibilidade de chuva no decorrer do dia. No sábado (10), nebulosidade variável com chuva em todas as regiões cearenses.