Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (15) pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) foram registrados, ao todo, 59 (cinquenta e nove) assassinatos em todo o território estadual durante o período carnavalesco. Os números incluem registros entre as 18h de sexta-feira (9) e as 6h desta quarta-feira (14).
Conforme o balanço divulgado pela órgão, o número de assassinatos neste ano foi 28% maior que no carnaval do ano passado (2017), quando ocorreram 46 mortes.
Somente na capital foram registrados 21 (vinte e um) assassinatos. Na Região Metropolitana de Fortaleza foram 14 (quatorze) assassinatos neste ano. O interior sul registrou 13 (treze) e o interior norte 11 (onze) homicídios.
André Costa, o então titular da SSPDS, afirmou que alguns crimes foram motivados por disputa entre facções criminosas, principalmente na capital, Fortaleza.
“Ainda é prematuro traçar todo perfil, mas tivemos sim alguns casos de pessoas ligadas a facções criminosas. Inclusive, uma pessoa que veio do Rio de Janeiro foi morta em uma cidade de Fortaleza por uma possível facção”, comentou.
O secretário afirmou ainda que não foi registrado nenhum assassinato em locais que sediaram festas de carnaval.