Região Central: as redes sociais tornaram-se “venenos” nas mãos de usuários que gostam de inseminar suas revoltadas, nas pequenas cidades do interior, muitos de tais atos ocorrem com pessoas que são contrarias a grupos políticos que governam seus municípios. Bem antes da realização do Carnaval, uma forte onda de “fake news” compartilhavam mensagens de ataques nas festas populares por grupos de facções criminosas.
Um dos casos foi em Banabuiú, onde diziam que uma facção iria atacar o evento público, enquanto Quixadá, usaram um pré-carnaval para tentar transmitir que o evento na Praça José de Barros, nos dias da folia teria muita violência. O Carnaval foi realizado pela Prefeitura e por meio de perfis das redes sociais, quem sempre escreveram mensagens ou compartilharam conteúdos tentando transmitir medo e terror são os que fazem críticas à administração.
Um usuário de redes sociais, chegou a escrever e marcar várias pessoas dizendo-o que o evento na praça de Quixadá estava recebendo poucos foliões, mesmo assim com muita violência, quando na verdade, apenas um caso foi registrado com maior gravidade, dados da própria Polícia Militar. Esse cidadão faz fortes críticas à administração petista. Minutos depois, houve debate entre usuários, desqualificando-o.
O público ficou abaixo do esperado no primeiro dia, logo a noticia de que haviam um forte esquema de segurança, os populares foram para a Praça. Quem foi para o evento gostou da organização, principalmente do esquema de segurança, além das bandas, como Solteirões do Forró.
O encontro dos paredões em Quixadá foi aprovado e muitos até pedem que sejam realizados com maior frequência. O local é isolado.
Esse clima de prejudicar a cidade usando a violência como meio de intimar a população é sem dúvida uma armadilha, que somente os comerciantes e ambulantes saem perdendo. Muitos pais de famílias vivem e geram empregos com essas festas populares.
Quixadá volta a ser palco de grandes carnavais, como era conhecido no Ceará, atraindo turistas, gerando empregos e renda.
A cidade de Banabuiú mais uma vez fez bonito, mesmo com o rio seco, a Prefeitura Municipal inovou para não perder seus milhares de foliões. O corredor da folia ficou lotado de ponta a ponta nos quatro dias, os comerciantes e ambulantes estão felizes com as vendas. O público aprovou mais uma vez.
Teve drone no Forró Real, confira algumas imagens aéreas da festa.