Região Central: 2018 começa com uma boa notícia para a saúde do município de Banabuiú, a cidade vai ganhar quatro novas equipes do Programa Saúde da Família (PSF). A informação foi comemorada entre a gestão municipal e como efeito, deve ampliar o acesso aos serviços de saúde pública aos moradores do município.
De acordo com a pasta, os recursos extras vão permitir a contratação de quatro novas equipes contendo médico, enfermeiro e auxiliar ou técnico de enfermagem. Três equipes ficarão instaladas em comunidades da zona rural, são elas Ferrolândia, Lagoa do Meio e Laranjeiras. A quarta equipe funcionará na sede, no bairro Alto Alegre, atendendo a uma antiga reivindicação da comunidade do bairro. Conforme a portaria, os municípios têm um prazo de 60 dias para se adequar às recomendações e começar o processo de implantação das novas equipes.
A portaria do DOU autoriza a implantação de equipes de PSD em dez cidades do Estado e uma da Região Metropolitana de Fortaleza. Na região Central apenas Banabuiú e Mombaça foram contempladas. De todos os municípios contemplados no Ceará, Banabuiú foi o que ganhou o maior número de novas equipes.
A secretária de saúde do município Rianna Nobre, avalia que com a iniciativa, moradores vão dispor dos serviços com mais comodidade e rapidez. “Isso vai trazer um impacto muito positivo, essas pessoas vão poder ser atendidas por um profissional de saúde mais rápido, antes elas tinham que vir para a sede ou até um posto mais próximo de onde moravam”, comentou Rianna.
A conquista das novas equipes do PSF se soma a outras já realizadas e de grandes destaque na área da saúde no ano de 2017. Entre elas, está à abertura das unidades de Rinaré, Pedras Brancas e Barra do Sitiá e Boa Água, que até então estavam fechadas. O Governo Municipal de Banabuiú também adquiriu com recursos próprios quatro novos carros para atender às quatro comunidades que tiveram os postos abertos, além de uma nova ambulância para agilizar o atendimento a pacientes.
Da Assessoria de Comunicação!