O helicóptero faz parte do Projeto de Modernização Tecnológica do Estado do Ceará – Promotec II, com o objetivo de modernizar as instituições públicas por meio da aquisição de equipamentos de alta tecnologia. É uma aeronave biturbina leve, em versões multimissão, voltada para operações de segurança pública, defesa civil, combate a incêndios, inteligência policial, fiscalização das divisas, fiscalização e monitoramento dos recursos hídricos, resgate em terra e no mar, transporte de enfermos e feridos graves, com o suporte de médico, transporte de órgãos humanos para transplante, dentre outras missões diversas em benefício da população cearense.
“Esta aeronave é um Helicóptero Airbus H135 Helionix, cujo destaque está nos equipamentos de última geração à disposição dos pilotos para a execução dos voos, que proporcionam maior interação e consciência situacional em todas as fases da operação, aumentando assim a segurança para tripulação e passageiros. Destaca-se ainda o piloto automático de quatro eixos, que proporciona maior estabilidade para a aeronave em diversas situações, sobretudo em resgates com a utilização do guincho elétrico, operações naturalmente críticas. Essas aeronaves serão as primeiras desse modelo na América Latina, motivo de orgulho para o Estado e para a própria Airbus”, explica o coordenador da Ciopaer, delegado Tavares.
O secretário Inácio Arruda ressaltou a importância do equipamento, que chega aos lugares mais longínquos do Estado, em qualquer hora do dia e da noite, salvando vidas, resgatando pessoas de acidentes graves e fazendo o transporte de órgãos para serem transplantados. “Estamos dando continuidade a um programa de governo, de expansão das bases da Ciopaer, que vem sendo executado desde julho de 2015, com a inauguração das Bases de Juazeiro do Norte e Sobral”, explicou. A nova aeronave possibilitará a implantação de mais uma base da no Interior do Estado, no município de Quixadá.