Duas submetralhadoras e mais de 200 munições foram apreendidas pela Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE) na Região Metropolitana de Fortaleza, no município de Maracanaú – Área Integrada de Segurança 12 (AIS 12). O armamento e outros materiais ilícitos foram encontrados, nessa quinta-feira (16), com quatro criminosos envolvidos em diversas ocorrências de homicídio. O caso foi registrado na Divisão de Combate ao Tráfico de Drogas (DCTD), que já vinha investigando os suspeitos. O resultado da ação policial foi apresentado, nesta tarde (17), em coletiva de imprensa na sede da delegacia especializada.
O trabalho policial que visa à diminuição de homicídios na região limítrofe entre Fortaleza e Maracanaú, no bairro Siqueira e adjacências, levou as Forças de Segurança a intensificarem ações na área, o que refletiu, na noite de ontem (16), na desarticulação de um bando atuante na região. Equipes da Força Tática e do Policiamento Ostensivo Geral (POG) da PMCE capturaram quatro homens suspeitos de envolvimento com o tráfico de drogas e homicídios. Além das duas submetralhadoras e munições, diversos ilícitos foram apreendidos com eles. “Eles fazem parte de um grupo criminoso atuante na região do grande Maracanaú e são o que a gente chama (na linguagem policial) de ‘clínico geral’, no cometimento de diversos crimes”, explica a delegada Patrícia Bezerra, diretora da DCTD. “O material apreendido demonstra a alta periculosidade deles”, continua.
“A operação deu início quando recebemos informações acerca da localização dos indivíduos naquela região”, destaca o tenente coronel Océlio Alves, comandante do policiamento no Maracanaú, sobre o fato de os policiais chegaram ao local após a indicação do paradeiro de pessoas em atitude suspeita. Os presos ainda tentaram reagir, mas logo foram contidos. O bando já vinha sendo investigado pela DCTD pela prática do tráfico de drogas, o que seria a motivação para as mortes das quais eles participaram. Além disso, são suspeitos de casos de roubo a banco. O quarteto e as apreensões foram encaminhados à sede da especializada, em Fortaleza, onde os capturados foram autuados em flagrante por associação criminosa, por opor-se execução de ato legal, mediante violência ou ameaça a funcionário competente para executá-lo, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, tráfico e associação para o tráfico de drogas. Outros comparsas que estavam no local conseguiram fugir e os trabalhos policiais continuam. “Não vamos parar. Vamos continuar ocupando a área e com o apoio do Raio (Batalhão de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas) – recentemente implantado em Maracanaú”, assegura Alves.
Denuncie
A população também pode ajudar a Polícia denunciando o paradeiro de outros criminosos ou de pessoas em atitude suspeita. Para fazer denúncias, basta ligar para o disque denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), pelo número 181, ou para o 190, que é o telefone da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS. O sigilo é garantido.
Fonte: SSPDS