A composição Policial de serviço da Polícia Militar da cidade Pedra Branca se encontrava na unidade de segurança integrada (USI), percebeu uma movimentação estranha, tratava-se de uma tentativa de fuga de menores e de outros detentos. Eles estavam recolhidos nas celas da Delegacia tentando subir pela laje, antes haviam rendido um funcionário.
Foi dada a ordem para que dois menores de 15 e 16 anos retornassem para os seus devidos locais. Antes, os infratores agrediram com golpes de cossoco uma funcionaria da delegacia. Na fuga também estava o detento Jaison Ferreira de Jesus, 20 anos, que participou da ação.
O permanente realizou três disparos de arma de fogo, com o objetivo de cessar a agressão e impedir a fuga, que os detentos ao ouvirem os disparos, soltaram o funcionário, que estava rendido, e retornaram para suas celas.
Após o ato, os demais presos tiveram que ser contidos, o caso foi imediatamente levado ao conhecido do Delegado Regional de Polícia Civil de Senador Pompeu, responsável pelo plantão.