Mais um grande absurdo aconteceu no município de Ibaretama, na região Central do Ceará. Algo que chega a ser inacreditável dentro da gestão do prefeito Francisco Edson de Moraes(PMDB), simplesmente a gestão ‘esqueceu’ ou não sabia que o município passa por uma grave situação de falta de água.
Diante da seca que passa Ibaretama, fato público e notório e de conhecimento de toda a população, aparentemente, menos do prefeito e de seu grupinho. A sua administração esqueceu de decretar estado de emergência em virtude da seca. A ausência pode custar caro para os pobres dos agricultores.
Com o esquecimento dos administradores, agricultores de Ibaretama poderão ficar sem receber o seguro safra. A denúncia partiu do blog Ibaretama Net, após a publicação, assessoria do prefeito resolveu alertá-lo, e somente nesta sexta-feira, 10, o ato ocorreu no Paço Municipal.
Para se ter ideia, o governo do Ceará decretou no dia 27 de outubro situação de emergência em mais de 50 municípios cearenses, sendo que Ibaretama não entrou nesta lista justamente por culpa exclusiva da administração Municipal, que não havia reconhecido o estado de seca naquele nesse município.
Esta situação é a prova viva da incompetência dentro da atual gestão comandada por Edson Moraes e seu grupo político diante. Diante do caos, os agricultores tão sofridos poderão ficar sem esta ajuda do Governo Federal.
Segue a lista dos noves municípios cearenses em situação de emergência: Aiuaba, Alto Santo, Antonina do Norte, Aracati, Araripe, Banabuiú, Barro, Barroquinha, Beberibe, Boa Viagem, Campos Sales, Caridade, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Crateús, Deputado Irapuan Pinheiro, Ererê, Fortim, Granja, Independência, Ipu, Iracema, Itatira, Jaguaretama, Jaguaribe, Jati, Jucás, Limoeiro do Norte, Milhã, Miraíma, Mombaça, Monsenhor Tabosa, Morada Nova, Orós, Pacatuba, Pedra Branca, Penaforte, Pentecoste, Piquet Carneiro, Quixadá, Quixeramobim, Saboeiro, Sobral, Solonópole, Tamboril, Tarrafas, Tauá e Trairi.