Durante a manhã deste sábado, 20, um elemento tentou assaltar uma livraria na cidade de Quixeramobim, na região Central do Ceará. O criminoso só não esperava que a vítima iria reagir a ação delituosa.
Rodrigo de Barros dos Santos, 28 anos, tentou assaltar uma livraria apenas usando a sugesta, ou seja, não estava armado, mas fazia movimentos como se assim estivesse. Ocorre que, a vítima reagiu e a população começou a perseguir o acusado, que foi capturado. Revoltados, moradores começaram a uma sessão de espancamento.
Naquele exato momento, o inspetor Renato Cosmo, lotado na Delegacia de Polícia Civil de Quixeramobim estava passando e foi averiguar aquela anormalidade. Chegando lá deu voz de prisão a Rodrigo de Barros dos Santos e imediatamente evitou um mal maior.
Sobre o assunto, o inspetor explicou a sua atitude: “ policial tem o dever prender, que é imposto pela lei. Fiz a minha obrigação”. O policial cumpriu exatamente a lei, afinal, ninguém tem o poder de fazer justiça com as próprias mãos, especialmente, evitou que àqueles cidadãos respondessem por eventual crime de homicídio.
Rodrigo de Barros dos Santos foi levado a Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá, onde foi autuado por tentativa de assalto.
O inspetor Renato Cosmo foi um dos policiais baleados durante um confronto com bandidos que estouraram um carro-forte na CE-060, no ano de 2015.