As chuvas que banham a região Central do Ceará têm deixado os sertanejos esperançosos, mesmo com os prognósticos da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) destacando que em 2017, a média ficará abaixo do esperado. Nos últimos dias, rios, riachos e açudes estão acumulando água.
Em Banabuiú, o Rio que tem o mesmo nome ficou com água ponta a ponta, inclusive, na localidade de Barra do Sitiá, uma ponte quase que era arrastada pela correnteza. Em Quixadá, ruas ficaram alagadas.
Uma imagem chamou a atenção dos moradores da zona rural de feijão, 22 Km da cidade de Choró. No dia 10 de fevereiro, uma foto registra o açude totalmente seco, dez dias depois a realidade mudou totalmente para a alegria dos residentes.
Nesta terça-feira, 21, o presidente da Funceme vai apresentar as probabilidades para cada uma das categoria (abaixo da média, em torno da média e acima da média) referentes ao acumulado de precipitações no trimestre em questão. A divulgação contará com a presença de todos os representantes dos órgãos membros do CONERH além de demais autoridades. O novo prognóstico também vai explicar a evolução das condições dos oceanos e da atmosfera em relação ao que foi analisado na previsão climática anterior, divulgada no dia 18 de janeiro.