Weliton Xavier-CI é nomeado para chefiar a 8ª Coordenadoria Regional de Saúde de Quixadá

compartilhar no:
Reprodução do Diário Oficial do Ceará!

O Secretário da Saúde do Ceará, Henrique Jorge Javi de Sousa nomeou por meio de publicação no Diário Oficial o novo chefe da 8ª Coordenadoria Regional de Saúde – Quixadá. O ex-prefeito Antonio Weliton Xavier Queiroz passa a coordenar a regional.

A senhora Benedita de Oliveira que estava frente da entidade por vários anos foi exonerada do cargo. Antonio Weliton Xavier Queiroz tem um vasto conhecimento sobre o assunto saúde.

 A regionalização da Saúde do Ceará está representada por 22 regiões de saúde e 5 macrorregiões de saúde (Fortaleza, Sobral, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri), onde se estrutura o Sistema Estadual de Saúde.

Regiões de Saúde

São espaços geográficos contínuos constituídos por agrupamento de Municípios limítrofes, delimitadas a partir de identidades culturais, econômicas e sociais e de redes de comunicação e infraestrutura de transportes compartilhados, com a finalidade de integrar a organização, o planejamento e a execução de ações e serviços de saúde (Decreto nº 7.508 de 28 de junho de 2011).

Critérios que delimitaram as Regiões de Saúde no Ceará

– Malha viária
– Proximidade dos municípios
– Deslocamento da população aos serviços de saúde
– Capacidade máxima dos serviços de saúde, existente nos municípios
– Sentimento de pertencimento e interdependência
– Disposição política para pactuação

Macrorregiões de Saúde

As macrorregiões são formadas por um conjunto de regiões que convergem para os pólos terciários de Fortaleza, Sobral, Sertão Central, Litoral Leste/Jaguaribe e Cariri.

A atenção terciária é constituída por serviços ambulatoriais e hospitalares especializados de alta complexidade e alto custo, tais como serviços de urgência e emergência, atenção à gestante de alto risco, cardiologia, oncologia, neurologia e atenção ao paciente grave. Garante o acesso à quimioterapia, radioterapia, terapia renal substitutiva, exames hemodinâmicos, medicina nuclear, radiologia intervencionista e exames de diagnose de maior complexidade. Assegura também tratamento intensivo, como serviços de urgências clínicas e cirúrgicas e, traumatologia e ortopedia proveniente de traumas, nas 24 horas.