Sejus transfere líderes de facções em presídios do CE para evitar rebeliões

compartilhar no:

Medida visa desarticular lideranças criminosas e prevenir conflitos. Ministério Público, PRF e Bombeiros auxiliam nas transferências.

A Secretaria da Justiça e Cidadania realizou nesta terça-feira (3) uma série de transferência de presos entre unidades prisionais da Região Metropolitana de Fortaleza. Conforme a pasta, o objetivo é desarticular lideranças criminosas e prevenir conflitos e rebeliões dentro dos presídios.

As transferências foram realizadas por agentes penitenciários, com apoio do Ministério Público, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. Ao longo da semana, assistentes sociais e equipe do Núcleo de Atendimento aos Familiares de Internos (Nuasf) estarão recebendo familiares dos detentos para prestar informações sobre para onde os internos foram transferidos.

As transferências ocorrem dois dias após uma série de rebeliões registradas no Amazonas. Ao todo, 60 presidiários foram mortos nos conflitos entre os presos. O Governo do Amazonas isolou os membros de facções rivais em todos os 11 presídios do estado.

Rebeliões no Ceará

A última série de rebeliões no Ceará ocorreu em maio de 2016. As rebeliões ocorreram durante e após a greve dos agentes penitenciários. A motivação dos conflitos foi à suspensão das visitas nas unidades prisionais. De acordo com a Polícia Militar, os detentos quebraram cadeiras, grades, armários e queimaram colchões em diversos presídios.

Devido às rebeliões, a Sejus chegou a suspender as visitas aos presos das unidades na Prisional Desembargador Adalberto de Oliveira Barros Leal, em Caucaia, e nas CPPLs II, III e IV, em Itaitinga.