Praça do Chalé: Estátua da escritora Rachel de Queiroz está sem óculos e local abandonado

Estátua Rachel de Queiroz está sem óculos (foto: RC)

Rachel de Queiroz foi uma tradutora, romancista, escritora, jornalista, cronista prolífica e importante dramaturga brasileira. 

Em novembro de 2012, diante de centenas de moradores, foi oficialmente inaugurada a estátua da escritora Rachel de Queiroz, na Praça Gledson Martins (Chalé). Sentada em um banquinho, a primeira mulher a fazer parte da Academia Brasileira de Letras foi aplaudida pelo público.

Em 2015, um estudante de direito foi preso acusado de dano ao patrimônio público, por ter furtado o óculos da estátua da escritora. A população repudiou à altura diante daquele vandalismo.

Passados anos, o óculos foi até consertado, mas neste momento o local está abandonado. O banquinho quebrado e o piso com rachaduras, para piorar a situação a escultura está sem o famoso óculos.

A escultura criada por Murilo Sá, foi patrocinada pela Associação de Cinema e Vídeo de Quixadá-ACVQ.

A população espera que a nova gestão idealize projetos para que este patrimônio seja sempre preservado.

O livro “O quinze”, escrito aos 20 anos, ganhou o prêmio da Academia Brasileira de Letras. O romance mostra a luta do povo nordestino contra a seca e a miséria. Rachel de Queiroz morreu, aos 92 anos, no Rio de Janeiro, vítima de problemas cardíacos.

Estatua_de_Rachel

Registro em 2012 (foto: arquivo RC