É preciso que os demais moradores façam a mesma fiscalização.
A linha férrea, que hoje encontra-se desativada, sempre foi palco de entulho, mas uma iniciativa de moradores do bairro Baviera, na cidade de Quixadá, busca mudar essa realidade. Eles mesmos estão fazendo a limpeza, e ainda fiscalizam para evitar que terceiros coloquem entulhos ou lixos.
A iniciativa partiu de dois moradores, a senhora Suely Silva, 45 anos, e o aposentado Edgard Lima da Silva, 81. Dias depois, outros moradores aderiram à ideia, agora, boa parte de quem reside defronte a linha desativada faz o mesmo trabalho.
Há quatro anos, o líder comunitário Francisco Alves Leite- “Chico Javali”, com apoio de moradores resolveu plantar várias árvores. O resultado só favoreceu o meio ambiente e a todos.
Os agentes comunitários, como estão sendo classificados, esperam que a Prefeitura de Quixadá façam um grande mutirão de limpeza no outro percurso da linha férrea. É preciso que os demais moradores façam a mesma fiscalização.
“Quando alguém vai colocar lixo em frente as nossas casas, a gente alerta que não é permitido”, explica a Suelly Silva. Até placas foram afixadas.
Uma pracinha foi feita também pelos moradores. Eles sonham ainda que o local ganhe uma boa iluminação.
Foram também os residentes que resolveram abrir uma passagem com destino ao Centro de Quixadá. Hoje, centenas de veículos transitam pelo local, graças à iniciativa popular.