O Corpo de Bombeiros atua também no trabalho de salvamento, resgate e captura de animais silvestres.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará capturou um jacaré-do-papo-amarelo, na terça-feira (13), em Quixeramobim, na localidade de Freitas, no poço da Serra, zona rural do município. O animal, que está na lista que corre risco de extinção, estava em uma propriedade particular a 25 quilômetros da sede do município. Seis militares participaram da ação de captura do réptil.
Os proprietários de uma fazenda da região solicitaram ajuda à unidade dos Bombeiros em Quixeramobim, após perceberem que os patos da fazenda estavam sumindo. Ao lado da propriedade, há uma unidade de conservação particular, situada próxima às margens do Rio Quixeramobim.
“Acreditamos que, por causa da seca, o animal estava em busca de alimento, já que as áreas alagadas próximas ao local onde o animal foi encontrado estão bem secas“, disse o comandante dos Bombeiros da Área Integrada de Segurança 15, Major Landim.
O réptil, com cerca de 2 metros, foi capturado com auxílio de um cambão, ferramenta utilizada para imobilizar a boca do animal e facilitar o controle do bicho. O jacaré-do-papo-amarelo, que faz parte da lista de animais em extinção no Brasil, foi solto em uma área de proteção ambiental no município.
Serviço de captura
O Corpo de Bombeiros atua também no trabalho de salvamento, resgate e captura de animais silvestres. Para solicitar o serviço, basta ligar para o telefone 193. O Major Landim ressalta para a população não tentar imobilizar o animal antes da chegadas dos bombeiros. “Para evitar que tanto a pessoa como o animal não corram riscos desnecessários, nós alertamos que as pessoas preservem o local onde o animal estiver e não utilizem ferramentas inapropriadas que possam machucar o bicho”, orienta.