Pessoas com mais de 40 anos precisam se testar, pelo menos uma vez na vida.
A Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite (ABPH), em parceria com o Rotary Club, realizou um mutirão de testes rápidos de Hepatite C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos.
O evento aconteceu no dia 30 de julho de 2016, na Praça José De Barros, e buscou quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.
A semana hepatite zero
No Brasil a semana da Hepatite Zero de 23 a 31 de julho, teve testagem rápida nos 26 estados da nação, e também no Distrito Federal. Pessoas com mais de 40 anos precisam se testar, pelo menos uma vez na vida. Os testes foram gratuitos, e em Quixadá foram mais de 300.
A campanha foi uma mobilização da Associação Brasileira de Portadores de Hepatites (ABPH) e do Rotary Internacional (Club de Quixadá) e Casa da Amizade (Braço Social do Rotary).