Em janeiro de 2016, “A Lenda do Gato Preto” foi premiado com o troféu mundial “World Human Rights Awrads” (WHRA).
O longa-metragem cearense “A Lenda do Gato Preto”, dirigido por Clébio Viriato, irá compor a programação da sétima edição do Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin), que acontece entre 4 e 11 de maio no Cinema São Jorge de Lisboa, Portugal. O filme é apoiado pelo Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).
A exibição do longa-metragem cearense estando representada pelo diretor, o quixadanse Clébio Viriato Ribeiro, pelas atrizes Jane Azeredo e Cássia Roberta, e pelo maquiador Cristiano Pires, todos protagonistas da produção.
Em janeiro de 2016, “A Lenda do Gato Preto” foi premiado com o troféu mundial “World Human Rights Awrads” (WHRA) e a produção do filme recebeu a distinção em cerimônia especial acontecida na cidade de Jakarta, Indonésia.
Além de “A Lenda do Gato Preto”, único filme brasileiro que faz parte da Mostra Social do Festival, o cinema cearense está representado no FESTin pelo filme “Clarisse”, de Petrus Cariri. O cineasta Halder Gomes, famoso pelo seu filme “Cine Holliúdy”, também está presente no festival, como jurado.
Os organizadores da sétima edição do FESTin, destacam que o evento, fiel ao seu objetivo, faz uma homenagem aos 20 anos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), uma das grandes impulsionadoras do espaço para a divulgação da cultura falada em português.