A FCRS tem levado saúde e cidadania para as comunidades rurais de Cafundó e Escondido, no município de Choró.
A Faculdade Católica Rainha do Sertão (FCRS) recebeu o Prêmio Nacional de Gestão Educacional (PNGE) (“Vencedor Ouro”, da categoria Responsabilidade Social), por ocasião do 14º Congresso de Gestão Educacional da América Latina (GEDUC 2016), ocorrido em São Paulo-SP, entre 30/03 a 01/04. O evento, realizado pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), teve por tema “Superando Desafios – Gestão para resultados e oportunidades de crescimento”.
A FCRS foi agraciada em virtude do projeto interdisciplinar intitulado “Promoção da Saúde e da Cidadania nas comunidades Cafundó e Escondido no Sertão do Ceará: Um cenário para a aprendizagem significativa da Responsabilidade Social”, que proporcionou aos acadêmicos da área de saúde e demais cursos a oportunidade de contato com uma realidade totalmente diferenciada (exclusão e pobreza), visando aprendizagens impossíveis no ambiente de sala de aula. Além disso, este projeto concretiza o compromisso social da FCRS estendendo o conhecimento nela produzido à uma população extremamente carente.
Cafundó e Escondido são duas comunidades localizadas a 15km de Choró/CE, na Serra do Cafundó, situada a 600m acima do nível do mar. Tratam-se de localidades negligenciadas pelas ações do poder público e com grandes carências nos setores de educação e saúde. Raramente a comunidade recebe visita de Agente Comunitário de Saúde ou de profissionais da saúde. Somente ao final de 2011 é que a rede elétrica chegou às duas localidades. Ressalte-se que, na ocasião, dada a dificuldade de acesso por via terrestre (não há estradas viáveis para veículos), os transformadores, postes de luz e fiação tiveram de ser transportados por helicóptero. Pastoralmente, a assistência se dá pela Paróquia de São Sebastião, com sede em Choró, cujo pároco realiza visitas mensais. A partir de 2013 e acompanhando o pároco em seu trabalho pastoral, alunos e professores de vários cursos da FCRS, sensibilizados com a realidade, iniciaram um projeto visando à promoção daquela população.
Idealizado pelo Coordenador do Curso de Enfermagem, Prof. Me. Paulo Jorge de Oliveira Ferreira, o projeto tem a participação dos Cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Farmácia, Filosofia, Fisioterapia, Odontologia, Psicologia e Teologia e tem por objetivo desenvolver ações de promoção da saúde e cidadania na comunidade de Cafundó e Escondido, no Município de Choró, com a implementação de ações de promoção da saúde na perspectiva das políticas de saúde do SUS, buscando sempre parcerias positivas com o sistema local de saúde, realizar ações de educação em saúde, na forma de metodologias participativas, com vistas ao protagonismo comunitário, além de prestar assessoria jurídica às comunidades.
Desde o início até o ano de 2015, a FCRS desenvolveu ações de rastreamento do câncer do colo de útero para as mulheres, como, também, atendimento ginecológico com processos inflamatórios identificados por exame de Papanicolau, comemoração do dia das crianças, levantamento georreferenciado, efetivação dos direitos humanos e fundamentais, ações de cidadania e de educação popular, objetivando a efetivação dos direitos humanos e fundamentais, levantamento demográfico e habitacional, levantamento sobre as condições de organização familiar e moradia da população, celebrações eucarísticas com o Chanceler da FCRS e Bispo diocesano de Quixadá, Dom Ângelo Pignoli, roda de conversa sobre direitos fundamentais com ênfase ao direito à educação e direito à água. Atualmente, o projeto está voltado para a organização comunitária, visando a implantação das cisternas de água. Para isto, já ocorreram duas reuniões na Secretaria de Desenvolvimento Agrário.
Este trabalho conta com a ação mais direta do Curso de Direito, através do Coletivo de Assessoria Jurídica Universitária Popular (CAJUP/Sitiá). Ressalta-se que, para a comunidade, a atuação da FCRS, através do projeto representa uma esperança ao pleno exercício da cidadania e, consequentemente, de melhoria da qualidade de vida.
Clique aqui e veja detalhes dessa conquista