Em aparte, os deputados Moisés Braz (PT) e Elmano Freitas (PT), também comemoraram os 36 anos do PT.
A deputada Rachel Marques (PT) destacou, durante o primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (12/02), os 36 anos do Partido dos Trabalhadores. A parlamentar pontuou diversos avanços e conquistas alcançadas durante os 12 anos do Governo petista no País. “Sabemos dos problemas que enfrentamos e reconhecemos nossos erros, mas não podemos deixar de celebrar todas essas conquistas, caríssimas aos brasileiros em vários aspectos”, refletiu.
A petista pontuou as políticas implantadas e aperfeiçoadas nos governos Lula e Dilma Rousseff. Entre as quais, a implantação do Bolsa Família, do Minha Casa, Minha Vida, do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o aumento do crédito para a agricultura familiar e as políticas de valorização do salário mínimo.
Sobre este último ponto, Rachel Marques afirmou que o intuito do Governo petista é desenvolver o País por meio do consumo popular e do combate à desigualdade. “Essa política é muito impactante do ponto de vista da dignidade humana e, fundamentalmente, do desenvolvimento econômico e social do nosso País”, argumentou.
Na área da educação, a deputada informou que o PT proporcionou a implantação de 422 escolas técnicas. “Três vezes mais que todos os governos anteriores em mais de um século de história”, disse. A parlamentar apontou ainda a construção de 18 novas universidades federais, das quais duas estão no Ceará, além de 173 campi.
Programas como o Prouni, segundo ela, são responsáveis pelo grande índice de universitários no País. “São 7,1 milhões de brasileiros universitários, e mais de 2,5 milhões de bolsas ofertadas desde 2005. Esse dado aponta para o fortalecimento das universidades públicas e para o estímulo à iniciativa privada”, acrescentou, ressaltando o crescimento do número de universidades particulares no Brasil.
Em aparte, os deputados Moisés Braz (PT) e Elmano Freitas (PT), também comemoraram os 36 anos do PT.
Para Moisés Braz, a legenda tem um grande significado para a democracia brasileira. “Não podemos deixar de reconhecer que as políticas públicas petistas proporcionaram o fim da miséria no País”, assinalou. Já Elmano Freitas considerou que, sem o PT, “o Brasil, provavelmente, não teria empreendimentos como o SUS (Sistema Único de Saúde), as creches públicas, e o salário mínimo que existe hoje”.
O deputado Carlos Felipe (PCdoB) reforçou que o PT “transformou o Brasil para melhor”. Já Fernando Hugo (SD) reconheceu os avanços alcançados durante a gestão do PT, porém, lamentou a atual situação da legenda em âmbito nacional.