No Ceará o rugby já é praticado há quase uma década, sendo esse estado o com maior quantidade de clubes ativos do nordeste.
O Monólitos Rugby Clube é o primeiro clube de Rugby da região Central do Ceará, com criação fundação em 01 de novembro de 2015. Foi criado a partir de uma ideia de dois amigos, Lucio Queiroz e Iran Junior junto com um grupo de pessoas que começaram a gostar do esporte. Hoje conta com 18 atletas e estão se preparando para competições em 2016. O principal foco são as etapas do campeonato cearense de rugby.
Além de competições, eles têm ideias de realizar projetos sociais ensinando o rugby e seus valores para jovens de Quixadá. Segundo o Jogador e Co-fundador do clube Iran, “Rugby antes de formar o atleta, tenta formar um cidadão regido pelos valores ensinados no esporte, sendo eles respeito ao próximo, paixão pelo esporte, disciplina, integridade e solidariedade.”
Atualmente os treinos acontecem no sábado no quartel da policia militar e aos domingos no campo do sindicato.
Fique por dentro
O Rugby é um esporte antigo, tendo surgido na mesma época do tradicional Futebol. Alguns mitos giram em torno da sua criação. Um dos mais conhecidos é que um aluno da cidade de Rugby na Inglaterra, tinha tomado a bola em suas mãos e, desrespeitando as regras orais do football praticado na escola (e não as regras do futebol moderno, que ainda não existia), avançou rumo ao campo adversário, enquanto os oponentes tentavam segurá-lo para impedir a sua progressão. O costume era de receber a bola com as mãos e em seguida chutá-la, ao invés de correr com ela, daí teria surgido o esporte.
O Rugby é praticado pelo menos desde 1820, porém só em 1846 as primeiras regras foram escritas. No Brasil o Rugby começou a ser praticado na mesma época do futebol. Sendo trazido pelo Charles Miller, contudo o rugby não teve uma continuidade grande como o futebol sendo que só em 1920 ele passou a ser praticado com mais frequência no país.
Hoje o Rugby é um dos esportes que mais cresce no Brasil, sua seleção feminina olímpica é uma das melhores podendo trazer medalhas no RIO 2016 e o esporte vem sendo mais estruturado no país. No Ceará o rugby já é praticado há quase uma década, sendo esse estado o com maior quantidade de clubes ativos do nordeste.
As regras do rugby
Cada partida de rugby tem duração de 80 minutos, sendo esses divididos em dois tempos de 40 minutos, excluindo prorrogações e outros prolongamentos.
No jogo de rugby há três ou quatro árbitros. Entretanto, cabe apenas um conduzir o jogo.
Só é permitido passar a bola com as mãos para os lados ou para trás. Para conduzir a bola para frente, os jogadores devem usar apenas os pés.
É permitido agarrar o jogador que tem a posse da bola para roubá-la. Esse golpe é chamado tackle.
É permitido que dois ou mais jogadores se unam para bloquear o jogador adversário que tenha a posse da bola e tomá-la. Essa tática é chamada de maul.
As formas de se cobrar penalidades são: o punt, que consiste em um chute para frente, o scrum, que consiste no confronto entre os jogadores de ambas as linhas avançadas, o run, que consiste na corrida com a bola, e o pênalti.
No rugby, existem dois tipos de cartões: o amarelo, que expulsa o jogador por 10 minutos, e o vermelho, que expulsa o jogador definitivamente da partida.
A equipe vencedora é aquela que conseguir marcar mais pontos.
Se você quer ficar por dentro do primeiro time que irá representar Quixadá, nas competições do estado e regionais, eles possuem a página no facebook chamada Monólitos Rugby.