Resta saber se essa escola ensina a importância do patriotismo aos seus alunos ou se transmite que o capital compra a soberania.
O nacionalismo é a expressão ideológica da nação, é o conjunto de valores e crenças através dos quais a comunidade nacional se autodefine, distingue-se das demais e afirma interesses comuns. O nacionalismo é uma ideologia, mas uma escola municipal no distrito de Juatama resolveu abandonar a importância da bandeira de seu estado, em detrimento a vantagens financeiras.
A Escola Municipal Raimundo Lopes de Paula, pertencente a Regional Educacional de Juatama, vinculada a Secretaria Municipal da Educação de Quixadá recebeu colaboração financeiras de estrangeiros e, para agradá-los retirou a bandeira do Estado do Ceará e hasteou a da Suíça, configurando um total desrespeito a importância da bandeira cearense.
A imagem enviada por um leitor e morador de Juatama demonstrou indignação, “a escola deveria educar as crianças sobre a importância de seu município, estado e país e não provando que o dinheiro compra até a retirada de uma bandeira”.
A bandeira do Brasil deve se posicionar ao centro com número igual de bandeiras para cada lado. Nesse caso a brasileira deveria ficar no centro. À noite a bandeira deve estar iluminada. Não é permitido hastear sem iluminação.
Lei nº 5.700, de 1 de setembro de 1971.
Art. 39. É obrigatório o ensino do desenho e do significado da Bandeira Nacional, bem como do canto e da interpretação da letra do Hino Nacional em todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou particulares, do primeiro e segundo graus.
Parágrafo único: Nos estabelecimentos públicos e privados de ensino fundamental, é obrigatória a execução do Hino Nacional uma vez por semana. (Incluído pela Lei nº 12.031, de 2009).