Deputado José Guimarães garante conquista histórica para o município do Sertão Central. Curso de Medicina irá fomentar o desenvolvimento regional.
O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), e o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta, foram recebidos nesta tarde (14) pelo secretário executivo do Ministério da Educação, Luiz Cláudio Costa. Na pauta, a visita técnica do MEC para implantar uma Faculdade de Medicina no município.
O curso já vem sendo anunciado desde o final de fevereiro deste ano, após reunião com o ex-ministro da Educação, Cid Gomes, e circulou pelos corredores da Assembleia Legislativa do Ceará. O curso é um dos cinco a serem implantados no Estado e está entre os 61 previstos em todo País. Pesou favorável a Quixeramobim o fato da baixa de presença de profissionais médicos na região e o Hospital Regional do Sertão Central, que está com obras avançadas.
Esta é a segunda seleção de municípios para abertura de cursos de Medicina desde o lançamento do programa Mais Médicos. Na primeira, realizada em 2014, 39 cidades de 11 estados tiveram cursos autorizados, com previsão de 2,4 mil novas vagas.
Na chamada do novo edital, só foram pré-selecionadas cidades que se localizam em estados com relação de vagas em curso de medicina por 10 mil habitantes inferior a 1,34 e com índice de médicos a cada mil habitantes menor que 2,7. Também é necessário que o município esteja a pelo menos 75 quilômetros de qualquer curso de medicina existente.
Além desses requisitos, foram utilizados também outros critérios objetivos para a pré-seleção: não ser capital de estado; não ter curso de medicina; ter mais de 50 mil habitantes; e estar localizado em região com estrutura de saúde e de equipamentos públicos, cenários de atenção na rede e programas de saúde adequados para comportar a oferta de graduação em Medicina.
“Estamos articulando a Faculdade de Medicina para ser um pólo agregador junto Hospital Regional do Sertão Central (HSRC) em meu Quixeramobim”, comemorou o líder do governo após a reunião no Ministério da Educação.
Para o prefeito Cirilo Pimenta, a conquista da faculdade simboliza uma das maiores conquistas da história do município e vai alavancar o desenvolvimento local e regional: “É um novo ciclo de desenvolvimento que se inicia, alicerçado na educação e na saúde, pilares fundamentais para a construção de uma nova realidade que vai além das conquistas econômicas. Estamos preparando nosso município cada vez mais para se consolidar como um pólo de desenvolvimento regional”.
Cirilo ainda afirmou que “essa conquista marcará para sempre a história de Quixeramobim” e ressaltou, ainda, entre as diversas obras que estão sendo concluídas no município, como o próprio HRSC e a Unidade de Pronto Atendimento(UPA), além da implantação de um novo Distrito Industrial.