O projeto foi para a sanção do prefeito municipal de Quixadá, João Hudson, que já sinalizou assinar e colocar em vigor.
Foi aprovado no município de Quixadá, a “Semana Municipal da Capoeira”, o projeto aprovado e estabelece serão realizadas atividades com o objetivo de oferecer a integração cultural entre a comunidade, praticantes e simpatizantes da cultura afrodescendente. As atividades que serão desenvolvidas em locais públicos, escolas e entidades durante a “Semana da Capoeira”.
Esse esporte reúne em sua prática elementos culturais, musicais e folclóricos e inclusive foi tombado como Patrimônio Imaterial do país, pelo Ministério da Cultura. O projeto é de autoria do vereador Audênio Moraes e contou com a colaboração dos Integrantes da Aliança dos Mestres de Capoeira do Ceara, Associação Palmares de Capoeira, Grupo de Capoeira Libertação e Associação Recreativa Cultural e Esportiva Califórnia.
“Solicitamos ao nobre vereador Audênio Moraes que fosse idealizado um projeto de Lei para instituir o dia e a Semana da Capoeira, para constar no calendário de eventos do Município de Quixadá, os quais poderão ser comemorados entre os dias 14 e 20 de novembro, visando proporcionar nesse período palestras, cursos e festivais sobre o tema. O objetivo desse projeto é criar um entendimento da população sobre a capoeira, que é Patrimônio Cultural e Imaterial da Humanidade”, destaca Valdir Lima.
{module [270]}
A capoeira é uma expressão cultural brasileira que mistura arte marcial, esporte, cultura popular e música. De origem afro-brasileira, incorpora movimentos de luta, acrobacias, dança percussão e músicas num diálogo rítmico de corpo, mente e espírito. A sua prática auxilia no desenvolvimento de diversas habilidades físicas, mentais e sociais, e também ajuda seus praticantes a lidar com conflitos e medos, superando-os com confiança, determinação e humor. Ao longo das gerações, a capoeira marca de forma definitiva o seu espaço e representa a resistência da cultura afrodescendente no Brasil.
A capoeira já dispõe de leis de incentivo à cultura e ao esporte nas esferas federal, estaduais e municipais. Podendo ser citados, os programas como Mais Educação e o Segundo Tempo, mas algumas barreiras ainda precisam ser superadas.
Importância da data
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.