João Soares disse: “fui pedir o prefeito e a uma secretária e eles disseram que não tinha como. Eu não queria chegar a esse ponto”.
O encontro dos profetas da Chuva, que começa nesta sexta-feira,09, em Quixadá, no Sertão Central cearense, chega em sua 19ª edição como integrante do calendário climático-ambiental brasileiro. O XIX Encontro dos Profetas da Chuva, que acontece de 09 a 11/01, promovidos pelo Instituto de Viola e Poesia do Sertão Central, passa por dificuldades financeiras e de estrutura, foi o que afirmou durante uma entrevista a Rádio Cultura, o presidente da organização, empresário João Soares de Freitas.
Enquanto João Soares fez um desabafo lamentando a falta de apoio, o secretário de Turismo, Fabiano Barbosa, também em entrevista à emissora, garantiu que a prefeitura está dando todo o suporte para a realização dos dois eventos. “Toda a estrutura é realizada pela secretaria de turismo, como som, placo, iluminação, cachê de todos os músicos”, enfatizou.
João Soares, também falou, mas contrariando o chefe do turismo, “é de fazer vergonha, um evento desse porte sem apoio. Estamos enfrentando muitas dificuldades porque o poder público não apóia”, desabafou e acrescentou: “O pessoal não valoriza. O poder público fica dizendo que não pode fazer nada”. Ainda conforme o organizador, o Instituto tem que pagar a energia elétrica, equivalente a R$ 400,00 reais da ACOCECE.
Sobre o pagamento João Soares disse: “fui pedir o prefeito e a uma secretária e eles disseram que não tinha como. Eu não queria chegar a esse ponto”. As criticas a administração continuam: “Fui arrumar as cadeiras na Skin, porque a secretaria não tem cadeiras”. E termina dizendo: “estamos gastando do nosso bolso”. A entrevista foi concedida ao radialista Alexandre Silva, da rádio Cultura AM.
{module [270]}
Matéria Relacionada:
População sertaneja espera ansiosa pelo XIX Encontro dos Profetas da Chuva de Quixadá
Eventos
O público terá a oportunidade de assistir, logo na abertura, ao talento de violeiros e trovadores de várias regiões do Estado, no VIII Encanta Quixadá (Praça da Fundação Cultural Rachel de Queiroz).
No dia 10/01, às 8h, haverá a exposição das previsões de 30 profetas: cada profeta ou profetisa faz a sua previsão para a próxima quadra chuvosa e diz qual o método usado para sua análise. Às 16h, tem início o Seminário Convivência com o Semiárido, que reunirá nomes de especialistas como Helder Cortez, gerente de Saneamento Rural da Cagece, que abordará o tema Modelo de Gestão para o Saneamento Rural, Nicolas Fabre, engenheiro agrônomo representante da Aprece e graduado na França, que abordará o tema Agroecologia – estratégias para agriculturas sustentáveis no contexto do Semiárido Brasileiro, e Rodrigo Castro, da Associação Caatinga, que discorrerá sobre a experiência da ONG na convivência com o semiárido.