Lixos nas Ruas: Milhões foram gastos em 2014, mas precariedade continua em Quixadá

compartilhar no:

lixo_josecaetano08_01

Um dos problemas enfrentados, é em virtude de muitos moradores colocarem o lixo em horas ou horários incompatíveis.

A população tem cobrado de forma exaustiva que a Prefeitura Municipal de Quixadá, mantenha com regularidade a limpeza pública nos bairros e distritos da Terra dos Monólitos. Alguns vereadores também têm feito reivindicação idêntica, como é o caso de Higo Carlos. Ele denunciou o descaso que acarreta o acúmulo de lixo pelas principais ruas do Centro e periferia. A Avenida José Caetano, uma das mais movimentadas da cidade, sobretudo pelo público universitário, foi uma das denunciadas.

A população se sente prejudicada com toda essa situação. Um exemplo, visto na mesma postagem do parlamentar, populares se manifestam relatando casos onde há pontos de acumulo de lixo, onde o maior prejudicado é o povo. Por toda a cidade, com maiores prejuízos para os moradores dos bairros periféricos, como Renascer, São João, Campo Velho, Putiú, Campo Novo, Carrascal, Combate, entre outros, se vê o lixo tomando conta de calçadas e terrenos baldios. Para a doméstica Josefa de Souza, 48 anos, residente na Avenida José Caetano, o caminhão deveria passar todos os dias.

Procurada pela reportagem do portal Revista Central, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente- Seduma, Francisca Verônica Costa Marinho, reconhece a deficiência na prestação de serviço, porém, garante que todas as ruas e distritos recebem a coleta. Verônica Costa disse que nesta sexta-feira, 09, terá uma reunião com os responsáveis da empresa LDJ Construções, prestadora de serviços de limpeza pública. O conteúdo será exatamente para agendar mutirões de limpeza.

{module [270]}

Ainda conforme a secretária, um dos problemas enfrentados, é em virtude de muitos moradores colocarem o lixo em horas ou horários incompatíveis com o determinado. Garantiu que vai fazer uma ampla divulgação para evitar esses transtornos. “Como alguns moradores não colocam o lixo no horário correto, os animais acabam rasgando e deixando a cidade suja”.

O que mais chama atenção é que pagamentos estão sendo repassados para a empresa LDJ Construções LTDA-ME, responsável pela prestação de serviços de coleta de lixo e resíduos sólidos em Quixadá. Segundo o Portal da Transparência do Tribunal de Contas do Município (TCM – CE), no exercício de 2014 foram realizados 23 pagamentos, totalizando o valor de R$ 2.315.276,96 (Dois milhões, trezentos e quinze mil, duzentos e setenta e seis reais e noventa e seis centavos).

Escreva algo