Os acusados vão responder conforme a tipificação de cada dispositivo legal, a maioria dos crime foi entrega de santinhos.
Com base nas informações da Secretaria de Segurança Pública e Defesa da Cidadania, várias pessoas foram detidas durante o pleito eleitoral na região do Sertão Central cearense.
No município de Boa Viagem foi realizado um Termo Circunstanciado de Ocorrência contra Antonio dos Santos, este foi conduzido por ordem do Dr. Valdeci, Juiz Titular da Comarca e autuado no artigo 39 da Lei 9.504/97. Ana Paula Balbino da Silva também foi detida pelo mesmo crime.
Na cidade de Madalena um homem de 46 anos foi preso ao ser flagrado fazendo boca de urna no Colégio Álvaro de Araujo Carneiro. De acordo com a polícia, o homem estava entregando vários santinhos e junto e também foi encontrado a quantia de R$ 1.050,00 (mil e cinquenta reais).
Em Quixadá, uma mulher estava entregando santinho em frente as seções do Colégio Sagrado Coração de Jesus. Policiais foram acionados por uma popular, que havia flagrado uma mulher de 26 anos, dando um panfleto político na seção 269, configurando assim, crime eleitoral. A acusada foi detida com o panfleto e conduzida as partes ao Fórum Eleitoral e depois na delegacia, sendo que na Delegacia foi realizado o flagrante, já que a própria vitima afirmou ter recebido o panfleto da acusada.
Três pessoas foram presas em Quixeramobim depois que a polícia cumpriu mandados de busca e apreensão em três residências no distrito de São Miguel. Em todas as casas, foram encontradas dinheiro (valores acima de mil reais, em notas pequenas), panfletos, armas, munição e, em uma delas, uma pequena quantidade de maconha e cocaína. Um dos presos, Joca Felisberto Amâncio, se apresentou como agricultor e disse que o dinheiro não era para compra de voto.
{module [270]}
Na cidade de Canindé, Informo policiais surpreenderam Raimundo Jackson Nogueira da Silva e Paulo Maciel Bianor distribuindo material de campanha da candidata à Presidência da República Dilma a um eleitor. Acrescenta ainda as informações policiais de que os dois informaram o número do candidato a deputado estadual Moisés Braz.
A dupla foi conduzida à Delegacia Municipal, onde Paulo Maciel comprovou já haver votado, assim, em observância à portaria do Juiz Eleitoral, permaneceu detido até o final da votação. Já Raimundo Jackson alegou que sua seção eleitoral se localiza no município de Quixeramobim, mas não apresentou qualquer comprovação do fato.
Ouvido, Paulo Maciel afirmou que um cidadão desconhecido dirigiu a palavra, pedindo-lhe o número do candidato Moisés Braz, pois havia esquecido. Raimundo Jackson disse que foi procurado por um eleitor que perguntou quais são os candidatos partidários de Dilma.
Ainda em Canindé, a Promotora Eleitoral de Justiça Dra. Lucy Antoneli Domingos de Araújo Gabriel da Rocha chegou à Escola Frei Policarpo onde verificou a presença de diversas pessoas com camisetas padronizadas da coligação “para o Ceará seguir mudando”. Os envolvidos foram conduzidos pela promotora para sede do Ministério Público onde foi lavrado um Termo de Audiência e os mesmos foram orientados a providenciarem a troca da camiseta por uma roupa sem qualquer identificação ou padronização sob pena de estar ferindo o art. 39-a parágrafo 1º da Lei Eleitoral.