Esta matéria tem como objetivo maior, tornar mais conhecida a produção artística deste escultor de muitos talentos.
Já consagrado na profissão de cabeleireiro por ter conquistado uma clientela expressiva e fiel, difícil imaginar que o quixadaense Eduardo Ivo Barroso é um artista plástico de grandes talentos, não tendo maior reconhecimento pela sua própria timidez e por não aceitar ser chamado de artista.
O certo é que suas esculturas podem ser vistas e admiradas em alguns locais da Terra dos Monólitos, como por exemplo, na Churrascaria “Peixada do Abelardo”, onde se pode admirar a representação de um dos mais conhecidos monólitos de Quixadá, a famosa “Galinha Choca“. Frequentadores de todas as partes do estado e até de outros lugares, ficam encantados e querem até obter algumas informações sobre o criador daquela obra de arte. O proprietário Danilo afirma que alguns querem entrar em contato com o Ivo e encomendar alguns trabalhos. Chama a atenção o material utilizado por este despretensioso astro, na construção de suas obras, fazendo sempre o uso de cimento, areia e arisco e ainda, utilizando uma colher de pedreiro na confecção das peças artísticas. Entre as suas criações mais conhecidas, destacamos a “galinha choca“, exposta no seu salão de beleza; outra cópia na “Peixada do Abelardo”; o “Chalé da Pedra“, no salão de beleza de sua filha Elaine; o “Cristo Redentor“, em sua residência. Na verdade, não se tem um número exato dos trabalhos do artista quixadaense, mas sabe-se da existência de outras obras em locais não divulgados.
{module [270]}
Segundo Dona Nair, sua dedicada mãe, Ivo, ainda criança, realizava desenhos nas paredes da casa. Para a esposa Maria Eurenice(Nenen), ele é um grande artista, mas a exagerada timidez não permite um reconhecimento bem maior por parte das pessoas e também de outros criadores. Pai de Eduardo, Elano e Elaine, seus maiores admiradores, ele parece apenas querer difundir, através das criações, um grande sentimento de verdadeiro amor a terra dos monólitos.
O certo mesmo é que sua produção se apresenta como expressão de criatividade. Esta matéria tem como objetivo maior, tornar mais conhecida a produção artística deste escultor de muitos talentos. Ivo há muitos anos, mantém intenso ritmo de trabalho como cabeleireiro, profissão que lhe dá muitas alegrias. A nós, resta torcer para que o este astro dedique mais tempo a outra atividade que desenvolve, com maestria e divina inspiração, que é a arte de esculpir.
Apesar de não buscar promoção de suas criações, é possível, ao caminhar pela cidade, alguém desta forma se expressar: “Olha, lá vai passando o cabeleireiro artista”.
Amadeu Filho
Colunista da RC
Radialista Profissional
Acesse também o blog Amadeu Filho