Governo poderá construir adutora emergencial do açude Pedras Brancas a Quixeramobim

compartilhar no:

Cogerh_e_prefeitoA Cagece iniciou uma obra para a ampliação do Sistema de Abastecimento de água, de Barra do Sitiá, em Banabuiú.

Uma reportagem do portal Revista Central onde buscou dados oficiais sobre a realidade da seca na região do Sertão Central cearense, foi reproduzidas por diversos sites regionais e também noticiadas por rádios e foi base para reportagem emissora de televisão.

Informações dão conta de que o governo do estado pretende fazer uma adutora emergencial saindo do açude Pedras Brancas até ao Hospital e Maternidade do Sertão Central cearense, situado no município de Quixeramobim.

O motivo seria em virtude da situação que se encontra o açude Fogareiro com 9.19% de sua capacidade. O Pirabibu com 4.58%, enquanto a barragem tem 70.73%, mas não profundidade e não suportaria durante a estiagem.

Em junho, o presidente da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh, Rennys Frota, esteve reunido com o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta. Na pauta do encontro esteve o abastecimento hídrico do município que tem mais de 75 mil habitantes, alem do Hospital e Maternidade do Sertão Central.

{module [270]}

Entre as alternativas debatidas durante o encontro, os gestores trataram acerca da construção de uma adutora partindo do açude Pedras Brancas, reservatório localizado no município de Quixadá e que atualmente está com 24.16% da sua capacidade total de armazenamento, cerca de 108 milhões de metros cúbicos.

Todas as alternativas para o abastecimento hídrico do município de Quixeramobim abordadas durante o encontro serão tratadas pelo Governo do Estado, através da Cogerh, que vem atuando para garantir segurança hídrica para a população cearense.

Matéria relacionada: Situação dos açudes do Sertão Central é preocupante e população tem que economizar água

Em Banabuiú

A Cagece iniciou uma obra para a ampliação do Sistema de Abastecimento de água, de Barra do Sitiá, em Banabuiú. O valor do contrato é de R$ 1.114.193,09 milhões, com recursos do Programa KFW. Serão beneficiadas 1.284 habitantes, por meio de 281 ligações de água e de 1.531 metros de rede de distribuição.

Serão construídos 2.212 metros de adutora de água bruta, com reservatório de 50 m3, além disso, com perfuração de 02 poços. A água terá um tratamento através de filtração direta e cloração. O prazo de execução será de 07 meses e já foram concluídos 41,84%, até junho de 2014.

Escreva algo